PIMENTEIRAS: ALTERAÇÕES EM PROGRAMAÇÃO PROMETEM ATRAIR MAIS FAMÍLIAS A FESTIVAL DE PRAIA

A proposta de mudança já vinha sendo discutida pela atual administração, e ganhou força após exigência de órgão de preservação do patrimônio…

A XIV edição 2013 do Festival de Praia de Pimenteiras está com novidades que prometem dar um novo direcionamento ao estilo da festa, que é realizada anualmente no município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo neste ano serão inseridas programações culturais da região, bem como eventos esportivos, como uma forma de fomentar e valorizar a cultura do município, para atrair um público diferenciado à festa.

A chefe da pasta, Paula Renata Gerlach, explica que a ideia de repensar as características do festival está sendo debatida entre o executivo e o legislativo desde o início do ano, e ganhou força após uma exigência da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) que é responsável pela preservação da praia onde é realizado o festival. “A área pertence à União. Para continuarmos realizando o evento no local devemos nos adequar às exigências, que têm o mesmo objetivo do nosso projeto inicial”, explicou a secretária, que ressaltou que a SGU deu um prazo de três anos para que o município realize as readequações no festival.

Nesta edição, o executivo trará ao evento cerca de 25 índios da etnia Wuajuru, que fica localizada em Porto Rolim. Eles irão montar uma oca, e expor peças de artesanatos produzidos por eles mesmos. De acordo com a cacique da etnia, Valda Wuajuru, o grupo irá realizar, ainda, danças típicas da sua cultura, e apresentar aos visitantes o estilo de vida indígena.

Outra cultura apresentada durante a XIV edição 2013 do festival é a Quilombola, que também será apresentada aos visitantes por descendentes desse povo. “Também vamos dar espaço para os artesãos locais que quiserem expor seus trabalhos. Os interessados deverão nos procurar na prefeitura, ou através do telefone (69) 3344 1084 para reservar seu espaço gratuitamente”, contou Paula.

O Festival de Praia de Pimenteiras ainda é regionalmente conhecido como um evento promíscuo, realizado apenas para pessoas solteiras. O consumo de bebidas alcoólicas é altíssimo durante os dias de festa, e o número de ocorrências policiais também é grande. O município de Pimenteiras firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MP) com o intuito de regulamentar a festa.

Segundo informações da própria prefeitura até mesmo as músicas serão colocadas sob análise e dependendo do horário não poderão ser executadas, para proteger a moral e a ordem durante os dias de evento.

EXTRA DE RONDÔNIA

FOTOS: WILMER G. BORGES

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?