PIRACEMA: SEDAM E BPA APREENDEM MALHADEIRAS

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) intensificam fiscalização de combate à pesca predatória. Fiscais ambientais percorreram os rios Jamari, Candeias, Jaci-Paraná e Caracol, no período de 28 de janeiro a sete deste mês e apreenderam 1.620 metros de malhadeiras.

A malhadeira é um utensílio cuja utilização é proibida na época do defeso da piracema, período de reprodução da maioria das espécies de peixes de água doce, quando os peixes sobem os rios até a cabeceira para desovar.

“Estamos fiscalizando para cumprir a Portaria nº 280 que trata da proibição da pesca profissional e amadora durante o período da piracema em todos os rios e afluentes do Estado de Rondônia. A portaria estabelece o período de Defeso, entre 15 de novembro a 15 de março”, explicou Lucindo Martins, coordenador de Proteção Ambiental da Sedam.

Na Piracema, várias espécies de peixes migram para as cabeceiras dos rios para fins de reproduzirem. As restrições que são impostas à atividade pesqueira são medidas de prevenção e proteção que deverão ser cumpridas por todos. Nesse período a Sedam e os outros órgãos ambientais, intensificam as ações fiscalizatórias e a cooperação das comunidades e dos próprios pescadores é de fundamental importância para que o equilíbrio seja mantido.

Ele informou que equipes de fiscalização tanto no interior do Estado como na Capital, estão monitorando áreas proibidas de pesca. “Quem for pego praticando pesca em áreas proibidas será notificado e multado”, alertou Lucindo.

ASSESSORIA

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?