O secretário Edson Vicente, titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), acompanhado da deputada federal Marinha Raupp (PMDB), participou nesta semana de audiência com o diretor de Planejamento do Ministério da Pesca e Aquicultura, Luiz Oswaldo Souza, a quem apresentou o Programa Água Produtiva, que prevê elevar a produção de peixe de 12 mil toneladas ao ano para 80 mil.
Durante o encontro, o secretário Edson Vicente detalhou o programa que está em execução pelo governo de Rondônia, e as ações que estão sendo construídas para integrar toda a cadeia e agregar valor ao produto. “Ampliamos os atendimentos aos piscicultores com horas de máquinas, dando todo o suporte necessário para o aumento da produção”, destacou o secretário.
A deputada Marinha Raupp defendeu a assinatura de um termo de cooperação entre o Ministério da Pesca e o governo de Rondônia, para integrar as ações de incentivo a piscicultura no estado. “O incentivo e apoio a piscicultura sempre foi uma necessidade defendida pelos nossos piscicultores que foram desbravadores nesta atividade produtiva e empresarial em Rondônia”, defendeu a deputada.
Souza reconheceu o comprometimento do Governo de Rondônia com a execução de políticas efetivas para incrementar a produção de peixe em cativeiro, e se colocou a disposição para o fortalecimento de parceria que favoreçam a atividade. “O governador Confúcio Moura está no caminho certo. Ao ampliar a produção do peixe estará incentivando um setor que ainda é pouco explorado. Ele tem no Ministério da Pesca um aliado para essas ações”, afirmou.
O Programa Água Produtiva está presente nos municípios de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Urupá, Mirante da Serra, Vale do Paraíso, Nova Mamoré, Jaru e Alvorada do Oeste, e as principais áreas produtoras são Ariquemes, Mirante da Serra, Rolim de Moura, Alta Floresta e Vilhena. Em 2011 serão investidos cerca de R$ 10 milhões no programa.
De acordo com o secretário, novas máquinas estão sendo adquiridas através de emenda parlamentar da deputada Marinha Raupp. “A expectativa é aumentar a frente de trabalho com os novos equipamentos”, finalizou.
DECOM/GOVERNO/RO.
Fonte/Hojerondonia.com