As árvores plantadas nas margens de rios e córregos, conhecidas como mata ciliar, são essenciais para o meio ambiente. Elas desempenham funções cruciais
Um grupo de amigas, Poderosas na Pesca e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realizou, na sexta-feira 17 de outubro de 2025, uma ação de Plantio de Mudas de Árvores nas margens do Rio Guaporé no município de Pimenteiras, com a iniciativa de restauração da mata ciliar. Essa atividade contribui de forma significativa para a preservação do meio ambiente e para a saúde do ecossistema local.

“Os plantios são feitos para a proteção dos rios, a revitalização da mata ciliar. No futuro, espera-se que essas árvores ajudem no microclima da cidade e que esses espaços voltem a ser um local de biodiversidade, onde pássaros se alimentam dos frutos e das sementes e roedores como a cutia e a capivara possam viver bem”, explica Maria do Carmo.

Com o compromisso de proteger o meio ambiente, um grupo de amigas intituladas “Poderosas na Pesca”, realizou uma ação de plantio de árvores nas margens do Rio Guaporé. A iniciativa visou a restauração da mata ciliar, uma vegetação fundamental para a saúde do ecossistema. As raízes das árvores protegem o solo contra a erosão, evitam o assoreamento do rio e filtram a água, contribuindo para a manutenção dos mananciais. A ação conjunta das amigas reforça a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e incentiva a comunidade a se engajar em projetos semelhantes.

Fonte: Por Redação do Hoje Rondônia



