O Batalhão de Policia Ambiental – BPA desencadeou neste mês a segunda etapa da Operação de fiscalização das atividades minerárias no leito do rio Madeira. Durante a segunda etapa foram fiscalizadas todas as atividades minerarias do “Alto Madeira” sendo apreendidas dez dragas de grande porte de extração de minério (ouro). Foram feitas tanto a parte penal junto a Polícia Federal e a parte administrativa de competência própria do BPA.
Durante a operação ainda levantou-se a informação da existência de um garimpo de ouro próximo a localidade de Tabajara em Machadinho d’Oeste, a equipe do BPA deslocou-se até a região em questão e em uma ação que durou aproximadamente 16 horas obteve o êxito de prender as pessoas que ali cometiam o crime referente a extração mineral além da apreensão dos materiais do garimpo.
Somando os dados da primeira etapa da operação que abrangeu as atividades minerarias do “Baixo Madeira”, mais a segunda etapa o BPA obteve o seguinte saldo de acordo com o tenente coronel PM Vilson Comandante do Batalhão um valor aproximado dos bens e materiais apreendidos foi de R$ 5.600.000,00, 13 infratores flagranteados e aplicada multa no valor de R$ 166.000,00.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.