Durante missão de acompanhamento do ouvidor agrário regional Erasmo Tenório da Silva até o acampamento situado no interior da Fazenda Padre Cícero, localizada na linha C-35, em Monte Negro, Policiais Civis e Militares do GOE apreenderam grande quantidade de munição, armas de fogo, rádios transmissores, bombas artesanais um colete balístico e diversos objetos que possivelmente eram usados na prática de crimes.
O fato ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (29), todo o material apreendido estava no interior dos barracos, as pessoas que estavam no local fugiram quando perceberam a chegada do aparato policial que escoltava o ouvidor.
Ao retornarem para a base os policiais conseguiram prender um integrante do grupo invasor identificado como Izael Barbara da Silva, de 52 anos, o suspeito estava com um revólver calibre 38 e tentou despistar os policiais jogando a arma num matagal, ele preso em flagrante e conduzido direto para o presídio em Ariquemes.
Os proprietários da Fazenda Padre Cícero conseguiram na justiça a reintegração da área, porém as ocupações irregulares não param e são coordenadas pela Liga dos Camponeses Pobres – LCP. Além do crime de esbulho possessório, há registro crime ambiental na área em disputa, conforme fotografias abaixo, ao redor dos barracos é possível ver derrubadas queimadas.
Ao lado da Padre Cícero existe outro acampamento denominado Élcio Machado, a região tem sido palco de muitos conflitos e esconderijo de procurados da justiça, recentemente dois supostos pistoleiros que se abrigaram no Élcio Machado foram mortos enquanto passeavam na cidade.
De acordo com a Polícia Militar nos últimos três anos foram registrados vários crimes de furto, assalto a banco, ameaça, desmatamento e homicídios, todos atribuídos a pessoas de diversas partes do estado ligadas à LCP.
RONDONIAVIP
DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM