Porto Velho terá o primeiro Posto de coleta de leite do Estado

O primeiro Posto de Coleta de Leite a ser instalado na unidade de saúde Hernandes Índio, no bairro Esperança da Comunidade, está em processo de adequação de acordo com a secretaria municipal de Saúde (Semusa), em breve poderá receber a doação de leite materno, proporcionando um aumento na doação e diminuição do índice de mortalidade infantil, além de conscientizar sobre a importância da amamentação.

“Porto Velho será o primeiro município do Estado a ter este posto de apoio para as mães. Já foi feita a aquisição de equipamentos e também a capacitação de pessoal na questão do manejo higiene, coleta e inocorrências com relação à amamentação, falta apenas a parte de engenharia para fazer as adequações físicas”, explica a coordenadora municipal de saúde da criança e aleitamento materno, Maria Eunice Souza.

O maior benefício deste Posto de coleta de Leite é para as crianças que nascem prematuras que receberão leite doado por mães orientadas quanto à forma de retirar o leite, armazenar e a manutenção. “As mães serão orientadas tanto no posto quanto em suas residências por uma equipe preparada para explicar questões de higiene, ordenha e a forma de guardar o leite. Orientamos sempre que estejam com os seios e mãos bem lavadas e que o leite seja colocado em um recipiente esterilizado, fervido em água quente, recomendamos vidros de café instantâneo ou maionese que possuem tampas de plástico e poderá ser entregue no posto de leite que vai repassar ao banco de leite do Estado”, comenta Maria Eunice.

Por/Rebeca Barca

Foto: Medeiros

Fonte/Hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?