A Prefeitura de Vilhena adere ao Sistema Municipal de Cultura (SMC) que a partir da sua fundação vai integrar com o Sistema Nacional de Cultura. Na manhã desta quinta feira, 28, o prefeito Zé Rover assinou o termo referente a Lei nº 3.614 de março de 2013, que rege os princípios, objetivos, organização e gestão do Sistema Municipal de Cultura.
O SMC tem como objetivo formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas com a sociedade civil, promovendo desenvolvimento humano, social econômico com plenos exercícios dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais que valorize a cultura no município.
Rover destacou a importância do sistema para o município e agentes culturais. “A implementação das políticas públicas vai contribuir para a construção da cidadania cultural, qualificar e garantir a transparência da gestão cultural, reconhecer, proteger, valorizar e promover diversidade das expressões culturais além de outros fatores que vão de encontro com as necessidades culturais”, destacou o mandatário.
A Fundação Cultural de Vilhena (FCV) está integrada ao SMC, e é um dos maiores agentes culturais do município e suas principais funções são o incentivo, a difusão e a promoção da prática e o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas. Cabe ainda à Fundação conservar, administrar e zelar pelo patrimônio histórico, material, imaterial, dentre outros fatores.
Semcom
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM