Semusa, oferta DIU de Cobre e o implante hormonal. A iniciativa também visa informar e sensibilizar a população para a redução das situações de exclusão social decorrente desse tipo de gravidez
A gravidez na adolescência tem sido objeto de preocupação do prefeito do município de Corumbiara Leandro Teixeira Vieira (PSB), conhecido como “Leandro da Saúde”, recebeu uma pesquisa sobre o alto índice de adolescentes gravidas no município e determinou para sua equipe um plano de ações para diminuir a gravidez na adolescência, tem sido motivo de debate, de investigação e de políticas públicas em Corumbiara em razão de seus altos índices, além de trazer impacto social e riscos de prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia (elevação da pressão arterial da gestante), depressão pós-parto, entre outros.
Entre as principais consequências estão a saúde da mãe, já que uma gravidez precoce é necessariamente considerada uma gravidez de risco; a possível interrupção dos estudos da gestante precoce; a paternidade precoce e os abortos clandestinos, que costumam ocorrer em casos de adolescentes grávidas.
Segundo o prefeito Leandro, o aumento a taxa de recorrência da gravidez na adolescência é muito alto, pesquisa realizado no final de ano de 2023. Para diminuir a frequência de casos como esse, no pós-parto o município através da Secretaria Municipal de Saúde é ofertado DIU de Cobre e o implante hormonal. Os contraceptivos de longa ação são os mais efetivos para redução da gravidez não planejada.
O prefeito determinou através da secretaria de saúde do município, realizar os treinamentos aos servidores da saúde, foram já implantadas o DIU de Cobre em 76 mulheres no munícipio e hormônios.
Leandro da Saúde, disse que. “É nossa obrigação garantir a oferta de métodos contraceptivos para enfrentar a gravidez na adolescência, contudo, essa ação isolada não se reverte na melhor evidência para prevenção desse agravo em adolescentes”, defendeu o prefeito. “A abordagem da sexualidade responsável, com postergação do início da vida sexual, acompanhada de orientações para perspectivas de vida e planejamento familiar, constituem em conjunto a melhor estratégia para vencer essa batalha”, acrescentou Leandro.
Fonte: Por Wilmer G. Borges/Da Redação do Hoje Rondônia