O processo de diplomação dos candidatos eleitos é a fase final do ciclo eleitoral e consiste na entrega formal do diploma que confirma o resultado das urnas, assegurando que o candidato está apto a assumir o cargo
A Justiça Eleitoral de Colorado do Oeste/RO; realizou nesta sexta-feira (13/12), às 10:00 horas a cerimônia de diplomação do prefeito eleito Edmilson Rodrigues de Almeida (PL), conhecido como “Edinho da Rádio”, e de sua vice-prefeita Maria Marlucia de Almeida (PL) e dos vereadores eleitos. Desta forma, a Justiça Eleitora, oficializou a vitória dos candidatos nas eleições municipais de 2024, consolidando os resultados e reconhecendo a escolha do povo da nova gestão da cidade.
A diplomação é um procedimento legal que marca o fim do processo eleitoral e autoriza os eleitos a assumirem os cargos, com compromisso de representar a população e administrar o município de acordo com as normas e responsabilidade estabelecida.
O evento foi promovido e organizado pela Juíza Eleitoral, Miria do Nascimento de Souza da 08? Zona Eleitoral de Colorado do Oeste/RO; e pela Promotora Eleitoral Camyla Figueiredo de Carvalho. O ato ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores do município, de forma restrita para os eleitores.
Em uma cerimônia marcada por momentos importantes para a política local, o prefeito eleito de Colorado do Oeste/RO; Edinho da Rádio, foi diplomado ao lado de sua vice, Maria Marlucia de Almeida, para assumir o mandato pelos próximos quatro anos. Durante seu discurso, Edinho da Rádio enfatizou o papel fundamental da justiça eleitoral no processo democrático e reafirmou seu compromisso de manter uma gestão pública transparente e dedicada à população de Colorado.
O prefeito aproveitou a ocasião para agradecer aos eleitores pela confiança e garantiu que seu governo continuará focado em atender as necessidades de todos os moradores da cidade. “Nosso compromisso é com cada cidadão de Colorado, e nossa gestão seguirá baseada na transparência, ética e no desenvolvimento da cidade”, ressaltou Edinho da Rádio.
Agora, os diplomados se preparam para iniciar seus mandatos, com objetivo de trabalhar em prol do desenvolvimento e bem-estar de população coloradense.
Após a diplomação, os eleitos estarão habilitados a tomar posse, o que normalmente ocorre em 1º de janeiro para prefeitos e vice-prefeitos, e conforme o regimento das câmaras municipais para os vereadores.
Também foram diplomados os vereadores: Hélio da Barracharia (PL), Fabão (Podemos), Baiano Leiteiro (UB), Tatiane Inácio dos Santos (UB), Michelly Martins (PRD), Ataíde Avezão (PL), Gilmar da Obra (PSD), Carlinhos do Triangulo (PL), Sandra (Rep), Buzanello da Obra (PSD), Jaizinho (PP).
Fonte e Fotos: Por Wilmer G. Borges/Da Redação do Hoje Rondônia