Prefeito veta projeto de iniciativa popular que instituiu aplicação da “Lei do Ficha Limpa” em Corumbiara

O prefeito Silvino Boaventura jogou o “abacaxi” nas mãos dos vereadores que em véspera de eleições temem a ira dos eleitores…

O prefeito do município de Corumbiara, Silvino Boaventura (PTB) vetou o projeto de iniciativa popular e aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores que institui no serviço público municipal a aplicação da Lei do Ficha Limpa.

A matéria segue agora de volta à Câmara de Vereadores para apreciação, mas a população aguarda ansiosa a data da sessão para comparecer em massa e pressionar os vereadores cassar o veto e manter o projeto aprovado na sua integridade. Segundo informações extra-oficiais é que a Câmara de Vereadores deverá se reunir no próximo dia 17 e espera-se uma grande movimentação da população que promete lotar mais uma vez as dependências da Câmara.

O caso está repercutindo em todo o município, já que a iniciativa partiu da população com apoio das Igrejas,  Evangélica e da Igreja Católica no município.

Um dia antes da sua aprovação o prefeito Boaventura havia dado sinais de que iria até as últimas conseqüências para evitar que a lei fosse posta em prática no município, já que ele mesmo sabe que terá dificuldades para manter algumas figuras em sua equipe.

Ainda de acordo com lideranças políticas e religiosas no município, outro motivo que levou o prefeito a vetar o projeto é que ele ainda alimenta a esperança de fazer o sucessor e já teria acertado uma secretaria para quando deixar a prefeitura no dia 31 de dezembro de 2012. Com muitas broncas na Justiça, o prefeito teme ser enquadrado na relação do  “Ficha Suja” e com isso ficar impossibilitado de assumir qualquer cargo público.

Por outro lado o prefeito poderá ter uma ingrata surpresa em relação ao flagrante no uso de caminhões basculantes e uma carregadeira da Secretaria Municipal de Obras  para fins particulares. Há cerca de dois meses o prefeito foi denunciado na polícia e no Ministério Público de estar utilizando estes equipamentos no transporte de silagem para o gado em uma de suas propriedades.

Nesta sexta-feira, 07 autoridades do Ministério Público da Comarca de Colorado do Oeste ouviram algumas testemunhas do caso e se ficar comprovado que houve a prática de crime, o prefeito poderá ser afastado do cargo, pelo menos até se conclua o inquérito, caso intervenha ou atrapalhe as investigações.

O Ministério Público do Estado de Rondônia tem demonstrado vigilância diuturna no combate à corrupção, à improbidade e aos desvios de recursos públicos por parte dos gestores. Não será diferente com o prefeito de Corumbiara, Silvino Boaventura, caso se confirmarem as denúncias.

Autor/Afonso Locks/Correio de Noticias.

Foto/Wilmer G. Borges.

Fonte/Hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?