Prefeitos de vários municípios estiveram nesta quinta-feira (21.06) reunidos na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, buscando apoio no sentido de pressionar o Governo Estadual a efetivar pelo menos o pagamento dos processos de emendas parlamentares, já devidamente conveniados. O medo dos prefeitos é de que com a proximidade dos prazos e dos rigores da legislação eleitoral, os municípios acabem prejudicados, impedidos tecnicamente do recebimento destes recursos.
O presidente da Associação Rondoniense dos Municípios, Laerte Gomes lamentou a morosidade do Governo, disse que os prefeitos correm contra o tempo, pois a cada dia, o prazo vem se diminuindo para vencer inclusive a burocracia com a elaboração dos convênios, edição de empenho e depósito em conta corrente dos recursos oriundos das emendas parlamentares.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), disse durante esta reunião, que no dia anterior houve um encontro com o chefe da Casa Civil, quando mais uma vez foi reiterada a insatisfação dos deputados com relação a morosidade na liberação das emendas parlamentares ao orçamento do Estado.
Hermínio Coelho anunciou também que está agendada uma reunião com o governador Confúcio Moura, e com o advogado Juscelino da Casa Civil na próxima terça-feira para tratar dentre outras questões, o caso das emendas parlamentares. Disse ele que a Assembleia Legislativa tem demonstrado boa vontade em atender os encaminhamentos do Governo, mas diante da situação criada, a partir de agora se colocará em ação a obstrução da pauta, não se votando mais nenhum projeto do governo.
Participaram também da reunião os seguintes deputados: Maurão de Carvalho (PP), primeiro vice-presidente; Eurípedes Lebrão (PTN), primeiro secretário; Lorival Amorin (PMN), segundo vice-presidente. Integrando a comitiva da Aron, compareceram os seguintes prefeitos: Valdir Silas Borges – Nova Brasilândia; Laerte Gomes de Alvorada do Oeste; Geraldo Nicodemos Junior – Rio Crespo; Tião Serraia – Rolim de Moura; e Atalibio Pegorini de Guajará-Mirim.
Autor: Paulo Ayres.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.