Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, lançou nesta segunda-feira (20) a Patrulha Maria da Penha, um serviço dedicado ao combate à violência contra a mulher e ao acompanhamento de vítimas que possuem medidas protetivas
A Prefeitura do Município de Chupinguaia passa a contar com mais um mecanismo de proteção e combate à violência contra a mulher. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, lançou na noite desta segunda-feira, 20 de outubro de 2025 a Patrulha Maria da Penha, serviço criado no âmbito da Polícia Militar do Estado de Rondônia, com o objetivo de proteger, monitorar e acompanhar as mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar na cidade. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Karla Amorin, ressaltou a importância do projeto e lembrou com a Lei Maria da Penha acaba de completar 19 anos. Pois foi sancionada em 7 de agosto de 2006. Este aniversário é celebrado através de campanhas como o “Agosto Lilás” e eventos que debatem o enfrentamento à violência contra a mulher. “O crescimento dos casos violência doméstica, nos coloca diante da responsabilidade de buscarmos caminhos para entender e lidar com esses processos. A Lei Maria da Penha, que completa 19 anos, é uma ferramenta de extrema importância para as mulheres em situação de violência, pois salva vidas, pune os agressores e fortalece a autonomia das mulheres”, disse a primeira dama e secretária da Semas, Ana Karla Amorin.
Segundo o prefeito do município Dr. Wesley Araújo (PP), disse que o Projeto. “A Patrulha Maria da Penha é mais um instrumento de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. O ideal seria que não precisássemos de serviços como este. Mas, como não temos esta realidade de tranquilidade, é preciso que a sociedade mude e entenda que é necessário se mobilizar e denunciar esse tipo de crime”. O lançamento da Patrulha Maria da Penha representa uma grande conquista para o Município de Chupinguaia, garantindo mais segurança e apoio às mulheres da cidade, comenta o prefeito Dr. Wesley Araújo.
O lançamento contou com a presença do Prefeito Wesley Araújo, secretária da Semas e primeira Dama Ana Karla Amorin, deputado Estadual Cassio Gois, agentes da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, comandante da Polícia Militar de Chupinguaia, representantes do Fórum, servidores municipais, e vereadores.
Fonte: Por Wilmer G. Borges/Assessor de Imprensa