Prefeitura de Pimenteiras realiza campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos

Campanha através da Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, é preventiva e tem como objetivo vacinar cães e gatos para evitar que o vírus da Raiva circule na nossa cidade

A Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste/RO; através da Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, iniciou nesta segunda-feira (17/-07) a campanha municipal de vacinação antirrábica, na área urbana e área rural do município de 2023, nesta semana está acontecendo na área urbana e a partir de segunda-feira (24) será na área rural, que vai até o dia 23 de agosto.

O Município disponibiliza todo o material necessário para as aplicações. Esta campanha é preventiva e tem como objetivo vacinar cães e gatos para evitar que o vírus da raiva circule na nossa cidade. Mesmo que vacinou seu anima no passado deve reforçar a imunização.

A mobilização está acontecendo na área urbana do município e a partir do dia de segunda-feira (24) será dado início nas comunidades da área rural, que tem a previsão de imunizar 100% cães e gatos do município.

Segundo a prefeita Valéria Aparecida Marcelino Garcia (UB), devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade. No município, a meta é vacinar os animais saudáveis contra a raiva, que é uma zoonose causada por vírus que acomete mamíferos Cães e Gatos estão entre as principais espécies atingida pela doença. Ao humano, a raiva é transmitida por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordida, arranhão ou lambida.

“São vários pontos de vacinação na área urbana e rural, descentralizados, para que a população leve seus pets. E a prefeitura tem expectativa de superar o número de vacinados de 2022. Então fica nosso pedido para que os tutores levem seus animais, afinal, raiva pode levar à morte do pet e vaciná-lo é um ato de amor e cuidado”, explica a Prefeita Valéria.

Sobre a Raiva

A Raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão acontece a partir do contato com o vírus pela saliva do animal infectado, que penetra no organismo através da pele ou de mucosas, após a mordida ou arranhão. A doença é potencialmente fatal, uma vez que envolve o sistema nervoso central, provocando a morte após curta evolução. Os sintomas da Raiva Humana incluem mudança de comportamento, inquietude, perturbação do sono, alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordida. A evolução da doença pode levar a quadros de alucinações, acompanhados de febre. “Caso encontre algum morcego morto ou atordoado, não coloque as mãos, cubra com um balde e ligue na secretaria de saúde, que iremos buscar”, disse a Secretária de Saúde Thaciany Nery.

Fonte: Por Wilmer G. Borges/Da Redação do Hoje Rondônia





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?