PREFEITURA ENCERRA O VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Curso foi organizado com a economia do recurso destinado para as etapas anteriores…

A Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), encerrou nesta sexta-feira, 07, o VIII Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, no Centro de Formação Maximiliano Kolb. O evento começou na terça-feira, 04.

Durante os quatro dias de cursos, estiveram presentes professores de 14 municípios, além de professores da Rede Estadual e Municipal, acadêmicos e professores convidados. Mais de 50 pessoas participam do seminário sendo dos municípios de Alta Floresta D’Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Felipe e São Francisco do Guaporé.

A gerente Pedagógica de Educação Especial da Semed, Maria Sueli da Silva, explicou que Vilhena é um dos três pólos no Estado e que tem como objetivo tornar orientadores, supervisores e membros da Educação, em multiplicadores em suas escolas e cidades. O programa também visa uma escola mais responsável pela organização e oferta dos recursos e serviços para o atendimento às necessidades especificas dos alunos com deficiências ou que apresentem altas habilidades ou superdotação.

“É muito gratificante chegar ao final de mais uma etapa e ver o quanto o curso foi proveitoso para os educadores que aqui estiveram, ver que sairão daqui com uma outra visão da Educação Especial”, argumentou Maria Sueli, ao explicar que o Programa de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, ganhou uma nova ótica em Vilhena a partir de 2008, quando foram contemplados todos os eixos temáticos propostos pela Seesp/Mec, com a nova Política da Educação Especial em uma Perspectiva Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Entre os assuntos abordados no seminário estão a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: algumas reflexões sobre as práticas discursivas e não discursivas Educação de surdos e seus contextos, as dificuldades de aprendizagem, os transtornos e suas comorbidades, entre outros. Durante a palestra de encerramento, os participantes puderam constatar na prática o quanto a atenção à Educação Especial faz a diferença na vida de alunos com deficiências. Duas alunas da rede pública e cegas, uma delas que ingressa na faculdade a partir do próximo ano, palestraram sobre os desafios enfrentados na vida escolar.

“Essa troca de experiência para nós é muito gratificantes porque mostra que não estamos sozinhos e que ainda temos muito a avançar”, afirmou a professora Rosemara Specia, de Espigão do Oeste. A professora Livani Leite, de Vilhena, também destaca a importância do evento. “Por mais que você esteja revendo algumas coisas já vividas em sala de aula, os ensinamentos nos instigam a avaliar nossa prática como professores”, destacou.

RECURSO – A gerente Pedagógica de Educação Especial da Semed, Maria Sueli da Silva, explicou que o curso foi realizado com o recurso economizado das outras etapas da formação. O recurso federal, do FNDE, de R$ 150 mil, foi destinado ao município para a realização de 3 etapas da formação em Educação Especial. Os seminários foram realizados em 2008, 2009 e 2011. Houve uma economia de R$ 40 mil na realização das três etapas e mais R$ 9 mil em rendimentos. O valor seria devolvido à União, já que não poderia ser aplicado em outra finalidade que não a formação em AEE. Desta forma, montou o projeto para a realização de uma etapa complementar do seminário para aproveitamento do recurso, liberado pelo FNDE para ser reutilizado apenas no segundo semestre de 2012, quando já havia sido liberado o recurso para a realização de outros dois seminários da mesma natureza. “Um deles fizemos em agosto e o outro será feito no próximo ano. Este que se encerra hoje foi então realizado com o reaproveitamento do recurso, e ainda assim, ao terminar a prestação de contas, provavelmente ainda vai sobrar dinheiro que deverá ser devolvido ao FNDE, realizamos o evento para não perder o recurso em sua totalidade”, explica. A gerente pedagógica afirma que toda a documentação referente aos eventos está disponível na Semed para eventuais esclarecimentos, informando ainda que os convênios – 816041/2008 e 701510/2011 podem ser acompanhados pelo site do FNDE, esclarecendo qualquer dúvida sobre a origem, destino e aplicação dos recursos.

Semcom

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





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