Prefeitura lança Projeto Reciclar na Escola edição 2012

Ao final da tarde desta sexta-feira, 16, aconteceu a abertura do Projeto “Reciclar na Escola, Formando Cidadãos, Educando para o Futuro”, na escola Marcos Donadon, onde estiveram presentes o prefeito José Luiz Rover (PP), vice-prefeito Jacier Dias (PSC), secretário adjunto da educação Edmar dos Santos Pereira, secretário de saúde Vivaldo Carneiro, além de diretores das 22 escolas municipais e estaduais que participam do projeto…

A realização é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), sob a coordenação do servidor PauloTarcísio Cremasco, do Núcleo de Educação e Saúde. O projeto tem como objetivo envolver alunos, professores e comunidade, fortalecendo a consciência individual e coletiva quanto ao destino final do lixo produzido nos lares e comércios de Vilhena, além de, consequentemente, diminuir a oferta de criadouros para o mosquito da dengue.

Para o prefeito Rover, o trabalho realizado pelas instituições de ensino é um exemplo a ser seguido pelo restante da população. “As escolas estão de parabéns pelo esforço e dedicação, pois, sabemos que com o projeto, a cidade fica mais organizada e limpa, além de colaborar com o meio ambiente”.

Vivaldo Carneiro, secretário de saúde falou sobre a importância do projeto para a população. Segundo ele, esse trabalho realizado pelos alunos faz com que os índices dos casos de dengue diminuam consideravelmente no município.

O papel das escolas

O projeto, que acontece desde 2006, foi idealizado pela atual vice-diretora da Escola Shirlei Ceruti, Nilva Aparecida Paulino e a professora Lucilene Rodrigues, quando as mesmas trabalhavam na escola municipal Hermógenes R. Nogueira. “Fico muito feliz de ter apostado em uma ideia que realmente deu certo e que muitas pessoas aprenderam com isso, principalmente os alunos que se dedicam ao máximo na realização. É um trabalho voltado para a preservação do meio ambiente e que agora colabora no combate a dengue”, frisou.

Segundo o coordenador Paulo, no primeiro ano do projeto, apenas duas escolas participaram. Porém a parceria se estendeu e hoje conta com o apoio de 22 escolas.

Desta forma, os alunos e professores das escolas participantes realizam todos os procedimentos, desde a coleta do material até a conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente na comunidade.

Edmar Pereira, secretário adjunto da educação, disse que esta é uma realização que mobiliza muitas pessoas e que com a parceria das secretarias de saúde e educação, pode-se ver um resultado ainda maior no combate ao mosquito da dengue e na conscientização nas escolas levadas até as famílias. “A escola é esta ligação com a comunidade. Se na escola damos o exemplo, em casa a estudante vai imitar e assim teremos uma cidade mais limpa e livre de malefícios causados pela falta de cuidados com o meio ambiente”.

SEMCOM/VILHENA.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?