Na semana da realização da 16ᵃ Festa do Milho, os preparativos para a comercialização de alimentos já estão a todo vapor
O Município de Cabixi, no Cone Sul do estado de Rondônia, celebra no dia 17 de maio a 16ᵃ edição da Festa do Milho Verde, um evento tradicional, promovido pela prefeitura através da secretaria municipal de agricultura, que reúne centenas de pessoas para celebrar a cultura e a gastronomia local. O evento que acontece na Praça Central da cidade, contará com uma ampla oferta de comidas típicas, como pamonha, sopa de milho, milho cozido, cuscuz, pastel, mini pizza, suco, curau, pudim, bolo de milho e muito mais.
De acordo com o prefeito Silvano Almeida (MDB), a festa é uma oportunidade para a comunidade se reunir e celebrar a riqueza cultural da região. “A Festa do Milho Verde é um evento que faz parte da identidade de Cabixi e estamos muito felizes em celebrar 16 anos dessa tradição”, afirmou o prefeito.
A Festa do Milho Verde é uma vitrine para a rica cultura do município. Por meio de apresentações artísticas, danças típicas e uma variedade de pratos preparados com milho, o evento resgata e perpetua costumes que são passados de geração em geração. Este tipo de iniciativa reforça o sentimento de pertencimento da população e promove um profundo respeito pelas raízes culturais da região.
A base da economia do município de Cabixi, a agricultura familiar encontra na Festa do Milho Verde uma plataforma para se destacar. Os produtores locais têm a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, incentivando o consumo de alimentos frescos e cultivados de forma sustentável. Além disso, o evento fomenta o empreendedorismo rural, proporcionando aos agricultores uma fonte adicional de renda e estímulo para o crescimento de suas atividades.
A festa impulsiona o comércio local, atraindo visitantes de diversas regiões e estimulando a circulação de recursos no município. Barracas de alimentos, exposição de artesanatos e outras atividades criam uma rede de oportunidades para pequenos empreendedores. Além disso, o evento fortalece o setor turístico, colocando Cabixi em evidência como destinos culturais e gastronômicos do Cone Sul do Estado.
Fonte: Por Redação do Hoje Rondônia