Em reunião com jornalista integrantes dos sites de notícias de Rondônia, na tarde de quinta-feira (12), o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), fez o ajustamento da distribuição da mídia do Poder Legislativo. As novas regras valem a partir deste mês de abril e, conforme reconhecimento dos profissionais dos veículos de comunicação, são justas e atendem aos interesses gerais do contratante, bem como dos contratados. O deputado Maurão de Carvalho (PP), vice-presidente da ALE/RO, e diretores da Agência Pna, que é detentora do contrato de publicidade, participaram do encontro e dirimiram dúvidas que surgiram durante a explanação dos novos critérios adotados.
De maneira objetiva, Hermínio Coelho disse que “vocês profissionais da imprensa são os responsáveis pela informação que chegam ao conhecimento público. Reconheço o potencial de todos e é por isso que trabalhamos em parceria. Na democracia, a informação é livre, mas o respeito ao cidadão é fundamental, assim como o zelo pelo erário”. O presidente em exercício da Assembleia Legislativa enfatizou que está buscando dar uma nova dinâmica ao trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo. “A colaboração de todos, neste momento, é necessário porque nós somos passageiros, mas a instituição é definitiva e consolidada e precisa continuar atuando em favor do coletivo, deixando de lado a individualidade”, asseverou Hermínio.
Aos jornalistas da capital e do interior, Hermínio Coelho e Maurão de Carvalho informaram que, a partir de agora, a distribuição da mídia publicitária da Assembleia Legislativa para os sites de notícias de Rondônia será feita de acordo com uma média ponderada entre pesquisa de mídia, acessos de cada site e a posição deles no medidor Alexa.com. A pesquisa de mídia provavelmente será autorizada pelo presidente da ALE-RO nos próximos dias, já tendo sido licitada pela agência há alguns meses. Os acessos dos sites está sendo medido através do Google Analytics e dos acessos informados pelos provedores de cada site.Os sites forneceram para a Agência que atende a ALE-RO suas senhas no Google Analytics ou criaram um usuário habilitado a consultar os dados diretamente na fonte e fizeram o mesmo com seus respectivos provedores. Assim, a agência pode acessar em tempo real os dados, e imprimi-los para futura comprovação junto ao à ALE-RO e ao Ministério Público. A posição dos sites de notícias no Alexa.com é pública e pode ser acessada a qualquer momento no próprio medidor. A média ponderada de todos estes itens proporcionou a criação de um ranking entre os sites de notícias de Rondônia. Com a realização da pesquisa, estes dados irão alimentar a planilha e ratificar ainda mais a audiência de cada site.
“Com a nova medida adotada pela Assembleia Legislativa, sites de grande audiência no interior do Estado passaram a receber mídia, uma vez que obtiveram boa média e se encontram entre os mais acessados em Rondônia, ao passo que, anteriormente, a distribuição era feita somente com base na pesquisa de mídia, que já se encontrava ultrapassada pois era de 2009, e alguns sites, já com grande destaque no número de acesso, foram inaugurados após a realização da pesquisa. A adoção desses critérios poderá evitar que haja dúvidas quanto ao merecimento da verba para cada site, pois o ranking tem critérios objetivos e válidos para todos os sites de jornalismo do Estado de Rondônia”, disse Hermínio Coelho ao anunciar que decidiu ampliar a fatia da mídia dos sites, elevando os valores para um patamar condizente com a importância da Internet nos dias atuais.
Os dirigentes dos sites elogiaram a postura dos deputados Hermínio e Maurão e enalteceram o fato de o pagamento dos contratos estarem sendo feitos em dia. A democratização da distribuição da mídia também foi fato destacados pelos presentes na reunião que aconteceu na Assembleia Legislativa.
Autor: Carlos Neves.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.