PRODUÇÃO DE LEITE: Concurso Leiteiro valoriza produtores rurais e impulsiona pecuária em Cabixi


A produção de leite no Cone Sul ganha impulso com a realização do 4º Concurso Leiteiro de Cabixi, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de junho de 2025. A iniciativa é realizada com o apoio do Governo de Rondônia, e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), e busca fomentar boas práticas na agropecuária familiar, além de fortalecer a economia rural.

O evento é organizado pela Prefeitura de Cabixi, junto ao prefeito Silvano Almeida (MDB), com a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semap), em parceria com a Associação dos Produtores Rurais da Linha 7 (Arcabpam) e apoio de diversas instituições. A programação foi realizada ao lado do Ginásio Municipal Inácio Mercado, com atividades voltadas à valorização do produtor rural.

Durante o encerramento do Concurso Leiteiro do município de Cabixi, o prefeito Silvano Almeida parabenizou calorosamente todos os participantes pela dedicação e pelo empenho demonstrados ao longo do evento. A competição, que reuniu criadores do município, destacou-se como uma das atrações mais tradicionais do concurso leiteiro na região.

A cerimônia de premiação foi marcada por reconhecimento público aos produtores, técnicos e apoiadores que contribuíram para o sucesso do concurso. O prefeito enfatizou a importância da pecuária leiteira para a economia local e o papel fundamental dos criadores na busca por excelência e inovação no campo, para fortalecer a agricultura familiar e valorizar os produtores que movimentam a economia local e no Estado de Rondônia.

O produtor José Lindomar, morador da Linha 7, em Cabixi, destacou a importância do reconhecimento proporcionado pela participação no evento. Vencedor do concurso leiteiro no ano passado, ele está confiante em uma nova conquista este ano. “Foi através deste evento que percebi o potencial dos meus animais. Desde que comecei a participar, houve uma valorização significativa e um aumento na procura pela compra do meu gado. Hoje, somos reconhecidos e valorizados graças a essa oportunidade”, afirmou.

Além da tradicional disputa entre criadores, o concurso oferece um espaço técnico com palestras, oficinas e orientações práticas sobre manejo, nutrição animal e sustentabilidade no campo, estimulando o aperfeiçoamento da atividade leiteira no município.

A competição teve um ciclo de seis ordenhas, duas por dia, às 6h e às 18h, com o total de litros produzidos somado para definir os vencedores. Como forma de contribuição social, todo o leite coletado será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cabixi, reforçando o caráter solidário do evento.

Fonte: Por Assessoria


spot_img
Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?