Cultivando uma área de cinco hectares irrigada, praticamente sem agrotóxico e produzindo em torno de 110 toneladas, divididas em duas safras anuais…
O município de Presidente Médici, distante de Porto Velho cerca de 390 quilômetros, com mais de 22 mil habitantes, a maioria residindo na área rural, tornou-se destaque na região central do Estado pela produção de uvas Niágara, com frutos sadios, de excelente sabor. O pequeno produtor rural, Wilson Marcon, que no início do ano passado recebeu a visita do então pré-candidato ao governo, Confúcio Moura, hoje aposta que o governo do Estado e a Secretária de Agricultura vão investir pesado na assistência técnica e extensão rural.
Produção de uvas é destaque em presidente Médici
Cultivando uma área de cinco hectares irrigada, praticamente sem agrotóxico e produzindo em torno de 110 toneladas, divididas em duas safras anuais, num parreiral com 11.800 pés, Wilson Marcom, gera 27 empregos diretos com projetos de ampliar a produção e expandir a cultura no município. Nos próximos dois anos, a produção de uvas deve ter um aumento de 20%, mas ainda não é o suficiente para atender o consumo da área central do Estado.
Nos próximos dois meses, com financiamentos do Banco da Amazônia no valor de R$ 600 mil, Wilson Marcom, colocará em funcionamento a primeira agroindústria daquela região para transformar em doces e sucos, as uvas produzidas na sua propriedade, bem como por outros vizinhos, que estão montando parreirais para diversificar a produção.
FESTA DO MARACUJÁ
O prefeito de Presidente Médici, José Ribeiro (PMDB), lembra que nos dias 1º e 2 de outubro, estará sendo realizada no distrito de Estrela de Rondônia, a “9ª Festa do Maracujá”, onde mais de 200 pequenos produtores rurais estarão expondo e comercializando seus produtos. Estrela de Rondônia é conhecida pela alta produção de maracujá, limão taiti, goiaba, abacaxi, uva e rapadura.
Nesta festa não faltam comidas típicas, frango e peixe ao molho de maracujá, e mais 30 pratos com os mais diversificados sabores, incluindo o baile e o desfile para a escolha da rainha do “Maracujá”. Outras atrações são os sucos de frutas, doces e licores, pudim, tapioca, tudo com sabor de maracujá. Os organizadores do evento este ano aguardam a presença do governador Confúcio Moura, vez que em outras edições da festa, ele e o senador Valdir Raupp prestigiaram o evento.
Assessoria:
Hojerondonia.com: