Professores do Cone Sul se especializam em mídias na educação

Professores das redes de ensino estadual e municipal dos sete municípios do Cone Sul participam nesta segunda e terça-feira (19 e 20), de módulos presenciais do curso de pós-graduação em “Mídias na Educação”. Ao todo, 90 educadores, divididos em três turmas de 30 cursistas cada, estão sendo beneficiados com a especialização. Na modalidade de ensino a distância, o curso é ofertado pelo Ministério da Educação (Mec), em parceria com o governo do estado. Para as aulas não presenciais, os participantes utilizam os recursos da plataforma e-ProInfo.

Em Vilhena, os módulos presenciais estão sendo realizados nas escolas Machado de Assis e Álvares de Azevedo e na Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que é o órgão responsável por oferecer a logística para a realização das 420 horas do curso. Professores do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Vilhena, ministram as disciplinas.

Já cursando o quarto dos oito módulos previstos para terminar em julho, o grupo sediado na CRE estuda com a especialista Lilian Reichart Coelho sobre a utilização de “material impresso”, como jornais e revistas, nas salas de aula. O também especialista José Maria Leite Botelho trabalha com as outras duas turmas o tema “Vivenciando o desenvolvimento de projetos com mídias integradas”. Participantes do primeiro módulo da pós, estes terão aulas até dezembro.

Os conteúdos da especialização visam proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. O público-alvo prioritário são os professores da educação básica.

Em Rondônia, os cursos são ofertados em mais cinco polos, além de Vilhena, Porto Velho, Ariquemes, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Ji-Paraná.

E-ProInfo

É um site do portal do Mec que utiliza a tecnologia da internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância. É através deste ambiente que os participantes têm acesso a conteúdos, informações e atividades, como fórum de discussões e banco de projetos, além de poderem interagir com coordenadores, instrutores, orientadores, professores, monitores e com outros colegas participantes.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





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