A Prefeitura de Vilhena, além de investir em infra estrutura de Saúde, também tem valorizado os profissionais com a realização de cursos constantes de formação e atualização. Neste mês, o treinamento foi para os médicos e enfermeiros com o curso de capacitação do teste rápido para triagem sorológica para hepatite B e C, HIV e sífilis.
O treinamento aconteceu no auditório do IPMV no mês de outubro com 25 horas de carga horária e foi ministrado pela Farmacêutica Bioquímica Marlene Aparecida Batista do Serviço de Atendimento Especializado SAE e Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA.
Segundo explicou o secretário Municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro, o curso etsá dentro das estratégias de apoio aos profissionais de saúde, que a Secretaria tem desencolvido para melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes.
O treinamento teve como objetivo capacitar os profissionais de saúde que atuam nas Unidades, com os programas que atendem gestantes, portadores de tuberculose e hanseníase, detentos e pacientes internados no Hospital Regional, conforme solicitação médica.
“Com esta capacitação poderemos descentralizar os testes rápidos que levará em torno de 15 a 20 minutos para obtermos o resultado, facilitando o acesso a comunidade que necessita do serviço. A equipe treinada está pronta para dar aconselhamento pré-teste e pós-teste. Qualquer pessoa interessada em realizar o teste deve procurar uma das Unidades de Saúde próxima de sua casa”, frisou o secretário Municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro.
Semcom