Mais de vinte profissionais das áreas de Comunicação, Educação e Cultura, se reuniram ontem (21), para fundar uma Cooperativa de trabalho voltada aos três segmentos. Ainda sem nome, a cooperativa nasce com a finalidade de criar mecanismos capazes de dar competitividade aos profissionais dessas áreas, aproveitando importantes benefícios que o cooperativismo oferece.
Seguindo os procedimentos legais para a implantação da Cooperativa, eles participaram de um curso sobre cooperativismo, ministrado pelo professor de Administração da Unir, Francisco Emanoel Silveira, Mestre em Cooperativismo, que apontou o caminho para garantir o sucesso do empreendimento. Segundo o professor, a escolha dos profissionais não poderia ser melhor, já que a Comunicação, a Educação e a Cultura são áreas de extrema importância no contexto socioeconômico do município.
Na sexta feira próxima, os fundadores vão escolher o nome da cooperativa, discutir e aprovar o Estatuto e marcar a data da eleição da primeira diretoria, formada por Presidente, vice Presidente, Conselho Administrativo e Conselho Fiscal, que deve acontecer em poucos dias.
A Cooperativa, que será filiada à OCB, Organização das Cooperativas do Brasil, será capaz de atrair investimentos do setor público, garantir redução de custos fiscais e operacionais, além de fomentar a competitividade na oferta de serviços com a mesma qualidade, com preços menores para atender o mercado.
São sócios fundadores da cooperativa; jornalistas, publicitários, fotógrafos, cinegrafistas, designers gráficos, promotores de eventos, cerimonialistas, educadores de todos os níveis e artistas.
Os sócios fundadores vão integralizar um valor financeiro para iniciar as atividades, e em breve, estarão abrindo para outros interessados que trabalhem dentro das áreas de atuação da Cooperativa.