Com o objetivo de evitar baixa hospitalar, doenças ocupacionais e realizar um levantamento psicossocial através de pesquisa, a diretoria de saúde da policia militar de Rondônia vem apresentando diariamente, através de palestras, ações preventivas que visam à integridade física, emocional, social e espiritual dos policiais e bombeiros militares. As atividades são realizadas na capela São José, ao lado da diretoria de saúde da PM, a partir das 8 horas, disse hoje a coronel PM dentista Selene Maria Chagas Coelho Higashi, diretora de Saúde.
Nos últimos anos estava sendo aplicado um modelo de assistencialismo que já não atendia aos problemas apresentados. Com uma nova metodologia na prevenção e um mapeamento das dificuldades enfrentadas, tendo em vista o policial tem um trabalho estressante, passa por pressões da sociedade e da família, o modelo aplicado está tendo um resultado satisfatório na prevenção das doenças. Estas palestras serão periodicamente apresentadas nos batalhões e companhias com profissionais especializados na área de saúde coletiva.
Programa
Do programa consta ainda a cultura religiosa a ser executada pelo SEASSO e Capelania, – por se tratar de funções destes órgãos -, saúde bucal de caráter permanente, essencialmente preventivo e atividades físicas. Este com a realização de TAF – Teste de Aptidão Física. A coronel Selene explicou que se os policiais não atingirem o mínimo necessário serão assistidos por uma equipe multidisciplinar de saúde para corrigir e chegar a meta ideal.
O cronograma das atividades já foi apresentado e teve inicio com os PMs do 5º BPM e deverá ser aplicado junto aos policiais nos demais quartéis da capital e interior em dias e horários previamente agendados pela diretoria e comandante das unidades militares. O programa que foi elaborado pela tenente coronel PM Dentista Ana Julia, (palestrante) major PM Dentista Montello e capitão PM Medico Wagner Gregório, tem como coordenadora a coronel PM Selene, diretora de Saúde.
Cronograma
O cronograma está definido da seguinte forma: na diretoria de saúde, de 3 a 7 de outubro e no 5º Batalhão, de 17 a 29 de outubro. As demais unidades serão informadas através dos coordenadores.
Parcerias
Na busca desses objetivos, de acordo com a coronel Selene, a diretoria de saúde irá estabelecer parcerias com entidades que tenham interesse em melhorar a saúde e segurança pública e que já disponham em seus orçamentos recursos como: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Secretaria de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (SESDEC), Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), Secretaria Municipal da Saúde (SEMUSA), e outras.
DECOM/GOVERNO/RO.
Fonte/Hojerondonia.com