PROGRAMA MINIEMPRESA FORMA ESTUDANTES

Na noite da última sexta-feira (20), o auditório da Faculdade Porto/FGV foi palco da formatura dos alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) participantes do programa Miniempresa da Junior Achievement Rondônia.

A Junior Achievement é uma associação educativa sem fins lucrativos que está presente em todo o Brasil, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola. Em Rondônia, neste ano, os alunos formaram duas equipe – “Iluminaê” e “Pra Levar” – e desenvolveram produtos tendo como base palestras e aulas com profissionais capacitados de diversas áreas, como empreendedorismo e marketing.

A solenidade contou com a presença de Augusto Pellucio, diretor executivo da Faculdade Porto/FGV, Cley Muniz, diretor executivo da Dydyo, Cézar Zoghbi, proprietário e diretor da Zoghbi Imobiliária e Negócios e Rita de Cássia, representante do Sebrae. As quatro empresas fazem parte do quadro de mantenedores e apoiadores da Júnior Archievement em Rondônia.

Augusto Pellucio conversou com os estudantes, familiares e amigos que estavam presentes na ocasião. “Formar empresários depois de adultos é mais difícil. O objetivo é ativar o espírito empreendedor. Empreender pode ser ensinável e aprendível”, incentivou.

O empresário Cézar Zoghbi destacou a importância do trabalho que a Junior desenvolve em todo o país. “Vocês estão tendo uma oportunidade única. Esse aprendizado, essa oportunidade não tem preço. Para vocês terem uma ideia,  quando eu tinha a  idade de vocês eu queria ser homem de negócios, mas não tinha naquela época nenhuma Junior por aqui. É muito ruim quando a gente não tem a referência de ninguém para nos dar aquela orientação diária”, contou.

A aluna Jheiniffer Mendes, líder da equipe “Iluminaê”, se emocionou ao discursar, agradecendo a oportunidade que foi dada pela associação. “Não é só currículo, não é só conhecimento. Eu não conhecia muita gente que passou a fazer parte da minha equipe, mesmo estudando na mesma escola. Com a convivência com pessoa novas, aprendemos a trabalhar em grupo, em equipe”, destacou.

Todos os estudantes receberam certificado após relembrarem, por meio de vídeos e fotos, a trajetória e os melhores momentos dos alunos, desde as aulas até a confecção de seus produtos.

De acordo com Augusto Pellucio, os trabalhos da Junior Rondônia, apoiando e incentivando estudantes, continuará em 2014. A meta é atrair mais escolas interessadas em desenvolver habilidades empreendedoras em seus alunos.

“Iluminaê” representou Rondônia em prêmio Nacional

Os estudantes da equipe “Iluminaê” participarem da etapa nacional do Prêmio Miniempresa 2013, em Brasília, no início deste mês, como representantes do Estado. De acordo com Leila Barreto, coordenadora interina do Miniempresa em Rondônia, apesar de não terem levado o prêmio – a miniempresa de São Paulo foi a ganhadora – a experiência foi incrível e motivou ainda mais os jovens a continuarem seguindo a carreia empreendedora.

A equipe desenvolveu uma luminária, feita com barbante e palitos de picolé. A equipe “Pra Levar”, que também fez parte do projeto em Rondônia, criou um suporte para notebook, feito com açaí e babaçu, sementes da nossa região.

Empresas privadas apoiam o empreendedorismo

A Junior Archievement é mantida pela iniciativa privada. Em Rondônia, conta com diversos apoiadores. São eles: Sebrae, Faculdade Porto/FGV, Porto Velho Shopping, Gerdau, Zoghbi Negócios Imobiliários, Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Subway, Lidero, Iguaçu contabilidade, Dydyo e IEL.

Sobre a Junior Archievement

As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. No Brasil, já foram 3 milhões de alunos beneficiados e 100 mil voluntários envolvidos. Globalmente, 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável.

A associação está presente em Rondônia desde 2006 e o programa Miniempresa foi desenvolvido pela primeira vez neste ano.

Texto: assessoria

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?