Protesto na OAB contra a bandalheira dos precatórios envolvendo advogados

Um fato inédito aconteceu nesta terça-feira (19.06), quando a fachada da seccional rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, foi alvo de protesto com a limpeza simbólica do local, durante ato do deputado Hermínio Coelho (PSD) representando a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. O presidente da OAB, advogado Hélio Vieira tentou descaracterizar a manifestação, dizendo se tratar de uma questão pessoal. Mas o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho declarou que o ato não era pessoal e nem contra a ordem, e sim, uma atitude de cobrança visando uma apuração rigorosa das ações de advogados envolvidos na bandalheira dos precatórios.

O deputado Hermínio Coelho chegou à sede da OAB e se dirigiu imediatamente a sala da presidência, quando fez a entrega oficial de um documento da Assembleia Legislativa, denunciando e cobrando providências quanto à ação de advogados. “A sociedade quer uma resposta e precisamos de uma OAB limpa, para dar continuidade em sua missão de proteção da sociedade”, observou.

Indagado sobre denúncias de corrupção envolvendo advogados em Rondônia, o deputado Hermínio Coelho lamentou recentemente caso envolvendo uma advogada punida com férias no Rio Grande Norte acompanhada de aproximadamente cinco milhões de reais.

Continuando, declarou o deputado Hermínio Coelho que está sendo desenvolvido estudos técnicos, visando ter embasamento legal, para se constituir uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – na Assembleia Legislativa, destinada a apurar o desvio de recursos de precatórios. Em nível federal prosseguiu, “o deputado Moreira Mendes também pretende formular requerimento para constituir uma outra CPI”, disse.

Ele também lamentou recente posicionamento do presidente da OAB com relação a punição de deputados envolvidos e denunciados na Operação Termópilas. Segundo ele, apesar de que primeira vez se cassou um presidente e puniu outros cinco deputados, ainda assim, o advogado Hélio Vieira declarou que a Assembleia Legislativa mais uma vez havia envergonhado o povo de Rondônia.

“Não termos nada pessoal nem contra a OAB e nem contra o advogado Hélio Vieira. Não sou seu amigo e nem seu inimigo. Agora precisamos de uma OAB em condições efetivas de combater a safadeza de alguns de seus membros. Reconhecemos a importância da ordem, como instituição extremamente necessária na defesa da sociedade”, disse o presidente da ALE.

Ao concluir, disse Hermínio Coelho que são inúmeras as denúncias envolvendo advogados em práticas irregulares e neste sentido, espera-se uma devassa também no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil. “É preciso acabar com a bandalheira existente em órgãos públicos, entidades sindicais, e até mesmo agora na OAB. O que estamos fazendo aqui é um ato simbólico de protesto.  Esperamos realmente que os membros da OAB envolvidos em maracutaias sejam punidos”, declarou. Após protocolar o documento da ALE, na secretária da seccional, o presidente Hermínio Coelho de posse de uma vassoura fez uma limpeza simbólica da sede da OAB.

RDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?