Já dura mais de duas semanas um incêndio na divisa entre o Sul do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. As chamas já consumiram mais de 20 mil hectares de um parque Nacional e já avança para uma reserva indígena. A área destruída chega a mais de 30 mil campos de futebol.
O incêndio iniciou no dia 20 de julho, dentro do parque Nacional dos Campos Amazônicos. A unidade de conservação possui aproximadamente 800 mil hectares, desse total, o fogo consumiu 20 mil hectares. O parque abrange os Estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. O fogo deve atingir a reserva indígena Tenharim Marmelos.
Um grupo de 20 Brigadistas trabalham há seis dias para combater as chamas na área de difícil acesso. Um helicóptero é o único meio de transporte para chegar a frente de combate. Pequeno, o veículo de condução só pode levar cinco brigadistas na viagem de 30 km.
A brigadista Ana Maria Canuti explica que o forte calor fez o grupo mudar a estratégia de combate. “ A gente prefere o combate noturno que é mais eficaz, a brigada desgasta menos e o trabalho rende mais”, disse Canuti.
Fonte: com informações da assessoria
Hojerondonia: