O senador Valdur Raupp(PMDB-RO0 durante audiência da Subcomissão da Faixa de Fronteira realizada ontem(23/08), no Senado Federal cobrou uma posição das autoridades governamentais para o problema da falta de médicos nas cidades de fronteiras, em todo o país.
O senador citou o caso da cidade de Costa Marques, no estado de Rondônia onde médicos bolivianos foram demitidos por não contarem com o registro profissional. Como na cidade existiam apenas 6 médicos – um brasileiro e cinco bolivianos, a demissão desses últimos provocou um caos no atendimento a população, disse o senador.
Raupp pediu pressa ao governo federal na apresentação de uma proposta para o problema da falta de médicos nas cidades de fronteiras. O governo federal já tem esse diagnóstico realizado em 121 municípios localizados nessas áreas, informou o senador.
O debate em torno da falta de médicos nas cidades de fronteiras ocorreu no Senado Federal com a presença do diretor do Departamento da América do Sul 1 do Ministério das Relações Exteriores, João Luiz Pereira Pinto.O representante do Ministério confirmou que o governo já diagnosticou a situação dos médicos nas cidades fronteiriças.
A Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira é ligada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Ribamar Rodrigues:
Hojerondonia.com