Raupp volta a defender construção do gasoduto Urucu-Porto Velho

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) reiterou nesta sexta-feira (15) sua defesa da construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. Segundo ele, o projeto do gasoduto está pronto há mais de quatro anos e já obteve a licença ambiental definitiva, “mas a Petrobras não quis construí-lo”. O parlamentar também frisou que “há grandes jazidas de gás natural em Rondônia”.

Raupp contou que Luiz Inácio Lula da Silva, quando era presidente, lhe disse que, com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau em Rondônia, “vai-se segurar um pouco a questão do gasoduto”. E que, na mesma ocasião, Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, apoiou o pleito do senador, afirmando que “pode-se suspender a construção do gasoduto por um período, mas não se pode perdê-la de vista, porque é uma obra importante para Rondônia e para o Brasil”.
De acordo com o senador, uma das razões para a necessidade do gasoduto Urucu-Porto Velho é que, durante metade do ano, “as águas do rio [Madeira] descem, secam muito e fazem com que a capacidade de geração de energia caia para a metade”. Nesses períodos, estima ele, a produção diminuirá de 6 mil megawatts para 3 mil megawatts.
– Então, o que falta para construir o Gasoduto Urucu-Porto Velho? Decisão política, vontade política – ressaltou.
Como subsídio para a análise do setor de gás natural no país, Raupp recomendou a leitura do estudo A Indústria e o Brasil – Gás Natural: Uma Proposta de Política para o País, publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Hojerondonia:





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?