A Representação de Ensino (REN) em Jaru realizou na manhã dessa quinta-feira (27) no auditório da Escola Estadual Capitão Sílvio de Farias o II Seminário de Educação Religiosa com o tema valorizando a vida.
A Representante de Ensino, professora Núbia Morali, destacou em seu pronunciamento a importância da educação religiosa no contexto escolar. Segundo ela, os temas relacionados ao sentimento de amor, respeito mútuo, paz e harmonia são trabalhados na referida área e, através deles, se constrói um caminho melhor para a sociedade.
Além disso, conforme enfatizou a Representante da Seduc em Jaru, o Governo do Estado tem primado
por valorizar todos os componentes curriculares, demonstrando assim a importância da formação totalitária do educando.
Os palestrantes do Seminário abordaram vários temas de interesse dos alunos. O Major Plínio Sérgio Cavalcante falou a respeito da violência, de que forma ela pode adentrar ao lar e como resolver as circunstâncias que permeiam a mesma. Em seguida, o policial militar Helbert Santos Carvalho explanou a questão das drogas lícitas ou não, os perigos, as tentações e a importância de se dizer não a alguém que porventura ofereça tais substâncias.
A representante da saúde municipal, Silvana Capiche, falou a respeito da educação sexual, as formas de se prevenir de Doenças Sexualmente Transmissíveis e também sobre gravidez precoce e a interpretação dada ao tema ao longo dos anos. Silvana destacou que é preciso agir com prudência, independente do que os colegas e pessoas mais próximas vão pensar. “Tudo tem o seu tempo e, mesmo diante das pressões é necessário agir com cautela.
Além disso, casos suspeitos de abusos sexuais devem ser denunciados através do Disk 100 ou 190”, relata.
Os trabalhos realizados durante o ano letivo de 2011 em Jaru e região contemplaram os eixos temáticos da educação religiosa e tratou de forma diferenciada os temas da disciplina de acordo com a realidade de cada instituição. Os educadores abordaram os temas incentivando o respeito ao semelhante, garantindo ao estudante do ensino fundamental a oportunidade de participar da construção de um futuro fundamentado no amor ao próximo e a valorização à vida.
A programação estabelecida para o Seminário foi bem diversificada. Os alunos elaboraram cartazes sobre os temas do encontro e, entre uma palestra e outra, apresentaram ao público o que aprenderam em suas respectivas escolas. Dentre as apresentações estão coreografias, jograis, teatros, etc. Todas produzidas pelos próprios estudantes com orientações dos professores que lecionam a disciplina de educação religiosa.
O evento contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, a Representante de Ensino, Núbia Passos Pinheiro Morali, o Secretário Municipal de Educação, Clóvis Morali Andrade, a Coordenadora de Educação Religiosa da REN/Jaru, Neimar Loredo, o Comandante da 1.ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo, major Plínio Sérgio Cavalcante, o Educador Social do Proerd, Helbert Santos Carvalho, a Coordenadora do Posto de Saúde Osvaldo Cruz, Silva Capiche, além de alunos e professores representantes de várias escolas estaduais da região.
DECOM/GOVERNO/RO.
Fonte/hojerondonia.com