Reunião com produtores de áreas ameaçadas pelo Exército

O impasse ocorrido entre o Exército Brasileiro e os produtores de hortifrutigranjeiros na discussão sobre a propriedade de terras daquele setor chacareiro, levou o prefeito de Vilhena, Zé Rover (PP), e o senador Ivo Cassol (PP), que na ocasião estavam juntos em Brasilia, a promoverem uma reunião de emergência com o ouvidor agrário, Gercino José da Silva Filho, que recebeu pedido urgente de conciliação do caso e uma reunião em Vilhena, que deve acontecer nos próximos dias para evitar em desfecho prejudicial aos produtores.

Após a reunião em Brasília, os moradores e o presidente das associações Cooperfruto, Aprovida e Associação de Produtores de Plantas Medicinais (APPM) se reuniram neste dia 09, nas dependências das associações para discutirem  o assunto. A vereadora Eliane da Emater esteve presente e está colaborando na intermediação das negociações enquanto o prefeito retorna de Brasilia. Durante a reunião foram recolhidas cerca de 60 assinaturas em meio a protestos quanto ao direito de posse das terras.

De acordo com os representantes do Exército, as áreas dos Lotes 50 B e 02, Setor 12, das Glebas Corumbiara e Iquê, pertencem ao Exército Brasileiro e devem ser desocupadas. Porém, a maioria dos moradores, cerca de 150 famílias que já residem na região há mais de 20 anos estão respaldados por uma determinação do INCRA, que permitiu a entrada dos produtores.

As áreas foram destinadas aos produtores há duas décadas e até agora o INCRA não expediu o documento definitivo de propriedade aos pequenos chacareiros que agora estão tendo de enfrentar a força do Exército, que também garante ter documentos que comprovam a invasão dos produtores.

Tentando solucionar o impasse Rover e Ivo Cassol agendaram uma reunião com o ouvidor do INCRA, que analisa os pedidos e verifica a viabilidade legal e técnica para ser atendido pelo órgão e já solicitou uma medida rápida em favor dos produtores.

Os produtores foram alertados a não assinarem nenhum documento até o dia 15 de março, quando ocorrerá a audiência pública com Gercino José da Silva Filho, ouvidor agrário e outras autoridades como o prefeito Zé Rover e possivelmente o senador Ivo Cassol.

 





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?