REUNIÃO DISCUTE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA EM VILHENA PARA ATENDIMENTO DE FAMÍLIAS DE PESSOAS COM DISTÚRBIOS MENTAIS

O Ministério Público de Rondônia realizou nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, uma reunião na sede da Promotoria de Justiça de Vilhena para discutir a implantação de um programa no município para atendimento de pacientes com distúrbios mentais e seus familiares.

A reunião foi coordenada pelo Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen e contou com a presença psicóloga Edna Frota Araújo de Souza, do MP-RO, da assistente de psicologia, Janice Loff Barlette Mendes, e representantes das Secretarias Municipais de Saúde (Semusa) e de Assistência Social (Semas) e do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).

A proposta discutida na reunião é a criação de uma rede, com a participação de vários órgãos e com acompanhamento do Programa de Saúde da Família (PSF), para atendimento de pacientes com distúrbios mentais e seus familiares.

O programa não seria vinculado exclusivamente aos CAPs, mas a todos os órgãos públicos vinculados diretamente ou indiretamente ao problema do paciente e sua família, incluindo o Ministério Público e as Secretarias com seus respectivos profissionais.

Na reunião, foi enfatizada a necessidade de promover uma campanha de conscientização social, com palestras, oficinas, formação de multiplicadores com os agentes dos CAPs, acadêmicos e outros segmentos para atendimento desse grupo familiar. Foi ressaltado ainda que o poder público municipal precisa reestruturar o atendimento dos pacientes nas unidades de saúde, capacitando seus profissionais para atendimento especializado às pessoas com distúrbios mentais.

O programa deverá ser uma rede de assistência que, em razão da falta de pessoal, deverá oferecer, provisoriamente, material informativo com distribuição em todos os órgãos públicos; uma rede composta por CAPS, Semas, Semusa e Ministério Público, que atuarão interligados para atendimento dos pacientes com problemas psiquiátricos e seus familiares.

Ascom MPRO

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?