RIO PARDO E JACINÓPOLIS RECEBEM 300 KM DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS

Regiões formadas com quase 100% de produtores rurais, os distritos de Rio Pardo e Jacinópolis, ambos localizados na região de Buritis, estão recebendo a recuperação de aproximadamente 300 quilômetros de estradas, através do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). O trabalho é executado pela Residência Regional do DER em Ariquemes, sob a coordenação do residente, Capitão Livir.

Neste mês, o principal serviço é a abertura de uma estrada com 16 km de extensão. A estrada nova começa na Linha 85, na região de Rio Pardo, e dá acesso ao município de Alto Paraíso.  O DER já tem 30 dias de serviço no local e ainda leva outros cerca de 30 dias para finalizar os trabalhos.

O residente frisa que a linha está recebendo os padrões do Projeto Estradão, com alargamento, encascalhamento, eliminação de curvas perigosas, cortes de morros elevados e instalação de bueiros armcos (tubos metálicos) ou manilhas para evitar a construção de pontes de madeira.

Esta macrometa do Projeto Estradão, de eliminar a construção de pontes de madeira, o diretor-geral do DER, engenheiro Lucio Mosquini, a considera também como uma ação social do governo, haja vista que preserva a natureza evitando o desmatamento para a construção de pontes de madeira.

Outra equipe do DER trabalha na extensão da BR-421 (parte não-pavimentada) sentido Campo Novo e distritos de Três Coqueiros, Jacilândia e Jacinópolis, totalizando 140 km de extensão. Depois, as máquinas seguem para a estrada conhecida como Doizinha, de Jacinópolis a Buritis, com cerca de 60 km.

Mosquini enfatiza que este é mais um serviço que o governador Confúcio Moura está oferecendo aos municípios. “São regiões distantes de seus municípios-sede. Jacinópolis pertence à Nova Mamoré. Rio Pardo é de responsabilidade a prefeitura de Porto Velho. Porém, localidades esquecidas e o governador Confúcio está tentando mudar esse panorama”, afirma.

“Praticamente todas as famílias nessas regiões sobrevivem da agricultura e precisam de estradas para garantir o escoamento da produção” explana. O diretor destaca, ainda, que recentemente o DER construiu duas galerias de concreto na Linha Doizinha.

Texto: Nilson Nascimento – Assessoria DER

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?