O fornecimento de uma “academia social” para atender as necessidades da Comunidade Terapêutica Nova Aliança (Cerna), localizada no município de Rolim de Moura, foi solicitado pela deputada Ana da 8 (PTdoB) ao governador Confúcio Moura (PMDB).
Ao esclarecer que a Cerna é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de combate à dependência química de homens e mulheres e que busca a reinserção social do recuperando, Ana da 8 fez questão de observar que seu propósito é melhorar o atendimento às pessoas que estão sendo assistidas pela Comunidade Terapêutica. “A entidade é formada por pessoas voltadas à defesa do ser humano, tendo a finalidade de prestar assistência permanente a todos, sem qualquer discriminação. A única exigência é que o dependente químico precisa estar disposto a passar pelo tratamento, que tem um prazo de 180 dias (período de abstinência total), podendo ser prorrogado a depender do comportamento do interno. Assim, desde a chegada do recuperando, há orientações de convívio social, higiene, limpeza e manutenção de objetos pessoais, além de apresentação das normas e regulamentos, tudo para o bom andamento das atividades ali desenvolvidas”, comentou a deputada.
Segundo Ana da 8, a Cerna atende atualmente 54 homens e 9 mulheres. Todos recebem terapia ocupacional, atividades laboterapêuticas, dinâmica de grupo e atividade de ajuda mútua, bem como nutritiva alimentação diária. Entretanto, a entidade ainda não dispõe de uma academia para a prática de atividades físicas dos recuperados. Os dirigentes da Cerna souberam que o Estado dispõe de, ao menos, três ‘academias sociais’ para atender as comunidades mais carentes ou os que dela necessita.
Como a entidade se mantém de doações e da ajuda de custo dado por familiares dos internos, não tem condições de adquirir a academia. “Daí a nossa reivindicação, pois é evidente o ganho real de qualidade do tratamento, tendo a academia de ginástica, papel fundamental para a melhoria na qualidade de vida dos internos tratados pela Cerna”, completou Ana da 8 ao assegurar que a prática regular de atividade física é acompanhada de inúmeros benefícios, propiciando maior condicionamento físico, disposição, diminuição e posterior eliminação de estresse, dos sintomas da depressão, além de ser um excelente meio para a prevenção de doenças cardiovasculares.
DECOM/ALE/RO/ Autor: Carlos Neves
Fonte/hojerondonia.com.