Como primeiro compromisso em Rolim de Moura na manhã de quarta-feira (9) que precede a sessão Itinerante de quinta-feira (10), os deputados estaduais se reuniram com dezenas de pastores e lideranças evangélicas no salão social da Igreja Assembleia de Deus. Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa Valter Araújo (PTB) e os deputados estaduais Luiz Cláudio (PTN), Jean Oliveira (PSDB) e Luizinho Goebel (PV). O presidente da Convenção Estadual da Igreja Assembléia de Deus, pastor Nelson Lutzemberger e o presidente da igreja local, pastor Manoel Ângelo Chagas, também participaram do evento.
O deputado Jean Oliveira defendeu a importância de Rolim de Moura para a economia da região, destacando sua pujança econômica. Com base eleitoral na cidade de Alta Floresta, o deputado está em Rolim de Moura para participar da sessão Itinerante onde já adiantou, vai defender que recursos sejam disponibilizados para atender os municípios da Zona da Mata.
O deputado Luiz Cláudio disse que é importante ouvir as lideranças cristãs, que defende a família que é a base da sustentação da sociedade. Ao destacar a importância de a Assembleia Legislativa se fazer presente nos municípios através das sessões itinerantes, o deputado Luizinho Goebel disse que esse processo faz com que os deputados conheçam de perto os problemas e passem a tratar de temas de interesse da população.
Luizinho elogiou o pastor Nelson Lutzemberger destacando suas posições e sua defesa das instituições cristãs. “O pastor Nelson é um cidadão de Rondônia”, disse, pontuando que a Itinerante permite que os deputados visitem as instituições, as prefeituras, as representações sociais para que os problemas sejam conhecidos e os investimentos viabilizados junto ao governo estadual e demais esferas governamentais.
O presidente da Ale Valter Araújo encerrou os pronunciamentos dos parlamentares enfocando que as sessões Itinerantes da Assembleia legislativa tem sido um instrumento importante do Legislativo para conhecer de maneira estratificada os problemas de cada região para que as propostas sejam debatidas pelos deputados com a sociedade.
Valter lembrou que a através da Escola do Legislativo a Ale atendeu na região cerca de 13.500 pessoas com cursos, treinamentos, mais da metade na área da saúde, através do departamento médico da Casa. “É assim que estamos empenhados em atender a sociedade”, disse.
O presidente Valter Araújo revelou preocupação com o crescimento do consumo de drogas no Estado. Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) demonstrou dados alarmantes no crescimento de consumo de todos os tipos de drogas e entorpecentes em Rondônia. “Não podemos nos acomodar, temos que reagir para combater essa situação e inverter a situação, ao invés de construirmos presídios para prendermos nossas crianças, temos que construir escolas em tempo integral”, disse.
Valter disse também que é importante a participação cada vez mais forte dos cristãos nas discussões que envolvem a família e as práticas cristas. “Temos que nos envolver, participar, agir em defesa da família, em defesa de nossos jovens e adolescentes, uma vez que aqueles que são contrários a temas que para nós são caros trabalham sorrateiramente e de forma sutil para aprovar leis que legitimem suas condutas”, encerrou.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA
Autor: Vitor Paniágua.
Fonte/hojerondonia.com.