Os colaboradores estão sendo estimulados a utilizar um laço cor de rosa para demonstrar a adesão à campanha. A história do Outubro Rosa começou na última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Suzan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a campanha vem sendo promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram efetivamente ações voltadas à prevenção do câncer de mama. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outros edifícios surgiu posteriormente. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo.
Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Até o Cristo Redentor, símbolo do Brasil mais conhecido mundialmente, também ficou iluminado no Outubro Rosa de 2009.
Este ano, várias entidades governamentais e não governamentais aderiram à campanha. A sede do Ministério Público de Rondônia se transformou, há anos, em um dos símbolos arquitetônicos de Porto Velho, o que, com certeza, vai colaborar na divulgação da campanha para lembrar à população a importância dos exames preventivos para o controle do câncer de mama.