Por unanimidade e sem apresentar nenhuma emenda, os deputados aprovaram na sessão da última quarta-feira (15) o projeto de lei que autoriza o Executivo a abrir linha de crédito no valor de R$ 542,627 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na última terça-feira (14), foi realizada audiência pública na Assembleia Legislativa, onde os segmentos organizados se manifestaram favoráveis à aprovação do projeto.
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD) explicou que os parlamentares agiram de acordo com o que desejava a sociedade. “É um direito do governador pedir o empréstimo e uma obrigação da Assembleia fiscalizar a aplicação do dinheiro. A população precisa ser bem atendida com esses recursos”, destacou.
Hermínio afirmou que não existe interesse nenhum em prejudicar o governo e que nenhum projeto ficará engavetado na Casa. “Mas é uma obrigação do deputado saber detalhadamente o que está votando e também fiscalizar a aplicação do dinheiro. Isso nós vamos fazer pelo bem da população”, acrescentou.
O relator do projeto foi o deputado Jesualdo Pires (PSB), que se manifestou favorável à aprovação. Os R$ 542,627 milhões serão utilizados no Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise). O dinheiro será aplicado em programas de saúde, segurança, infraestrutura, educação, qualificação de mão de obra e desenvolvimento econômico, fortalecendo as cadeias produtivas.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Edson Martins (PMDB) agradeceu aos colegas pelo apoio e destacou “o emprenho do Executivo em acatar a audiência pública”. Ele lembrou que o governador enviou à Casa todo o apoio técnico para explicar detalhadamente no que o dinheiro será aplicado e mostrar que há condições de pagar o financiamento sem comprometer outras ações.
O deputado Luizinho Goebel (PV) explicou que a aprovação do projeto deu o apoio que a população queria. Ele também lembrou que os segmentos organizados da sociedade estiveram presentes na audiência pública e se manifestaram favoráveis ao empréstimo.
O deputado Zequinha Araújo (PMDB) disse que Rondônia deixou de ser “o Estado da aventura” e afirmou que ninguém deve ter medo do crescimento. “Rondônia ganhou muito com o apoio que o governo está recebendo da Assembleia. A população só tem a ganhar com isso”, acrescentou.
Os parlamentares também receberam os agradecimentos do deputado Adelino Follador (DEM). Ele explicou que o Executivo aplicará os recursos que serão obtidos juntos ao BNDES com seriedade e transparência.
DECOM/ALE/Autor: Nilton Salina.
FONTE/HOJERONDONIA.