RONDÔNIA: Bolsa Guaporé

Esta bolsa teve a inspiração na Bolsa Floresta, lançada no Estado do Amazonas. E agora, a Presidente Dilma lançou A Bolsa Verde. Uma maneira de unir o útil com o agradável. O de oferecer dinheiro a quem preserve a sua propriedade nas áreas de reservas extrativistas e para as comunidades ribeirinhas de Rondônia.

Do outro lado vem complementar ou transferir renda para as populações citadas que vivam em situação de extrema pobreza ou pobreza, com renda variando de 70 reais por mês até 150 reais. Porque está provado que pobreza não se combina com preservação.

Deixei de citar os benefícios que queremos oferecer aos pesacadores artesanais até que a SEDAM possa fazer o Zoneamento do Rio Guaporé e outros, para se definir legalmente, os pontos de pesqueiros que serão oferecidos aos pescadores tradicionais, com maior liberdade de quantitativos semanais de quilos de peixe, na forma da lei federal. E outras regiões do rio que serão destinados aos berçários dos peixes, que serão totalmente proibidade a pesca em qualquer estação do ano. E outras regiãões ainda que serão liberadas para a pesca esportiva ou turistica. Com certeza, bem interessante e rendosa também.

A Secretaria de Assistencia Social está trabalhando no fechamento desta proposta. E a SEDAM também, com esta outra missão, para nos próximos meses ou até ano, o Governo possa acenar para um rumo correto, baseado em estudos ambientais e sociais, para autorizar aos ribeirinhos pescadores exercerem suas atividades seculares. Isto é importante porque manterá as colônias de pescadores ativas e suas profissões preservadas.

Fonte: Confúcio Moura:

Hojerondonia:

Foto: Eliane Zuanazzi:





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?