RONDÔNIA: Congresso autoriza construção de mais uma usina no Madeira e Ferrovia em Vilhena

A obra, de acordo com informações da Comissão de Orçamento, terá um custo de R$ 10 bilhões, e está inserida no Plano Plurianual (PPA) para os anos de 2012 a 2015..

O Congresso Nacional aprovou uma emenda individual da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), garantindo a construção da Usina Hidrelétrica do Ribeirão, no Rio Madeira. A obra, de acordo com informações da Comissão de Orçamento, terá um custo de R$ 10 bilhões, e está inserida no Plano Plurianual (PPA) para os anos de 2012 a 2015.

O assunto começa a ganhar repercussão na imprensa nacional, uma vez que a aprovação do PPA 2012-2015 ocorreu em 30 minutos, sem qualquer discussão sobre as obras bilionárias que passavam a constar do planejamento do governo federal, como a nova hidrelétrica no Rio Madeira e o novo avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB). O Congresso ignorou os impactos ambientais ou orçamentários das propostas.

Duas usinas de grande porte já são construídas no Rio Madeira, Jirau e Santo Antônio, amplamente criticadas pelo impacto dos empreendimentos na biodiversidade amazônica e no ciclo hídrico da região. Marinha Raupp, que é esposa do presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), conseguiu assegurar uma terceira usina no rio. Conforme a emenda e o novo texto do PPA, a nova hidrelétrica deve começar a ser implantada no próximo dia 31.

Pela proposta que foi incluída no PPA, as obras prosseguiriam até 2023. Para este ano, estão previstos R$ 4 bilhões. Os outros R$ 6 bilhões seriam distribuídos nos demais anos. “As centrais elétricas geram alguns tipos de impactos ambientais”, argumenta a deputada na justificativa da emenda.

“Mas ainda é um tipo de energia mais barata do que outros.” Marinha garantiu ainda no PPA a construção de eclusas nas usinas de Jirau e Santo Antônio, a um custo de R$ 700 milhões, e de um novo porto no Rio Madeira, por R$ 300 milhões. Ferrovia Transcontinental em Vilhena.

Também foi incluído no PPA a construção da Ferrovia Transcontinental, que ligará Vilhena (RO) a Boqueira da Esperança (AC). A obra prevê investimentos de R$ 9,3 bilhões e é indicação da bancada federal do Acre.

Fonte/hojerondonia.





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