O chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá Vieira, recebeu em seu gabinete, na manhã de sexta-feira (14), a visita do conselheiro cultural da Embaixada de Portugal no Brasil, Adriano Jordão, que veio propor parceria com o Governo do Estado para a celebração do Ano de Portugal no Brasil, que acontecerá do final de 2012 a 2013, com várias atividades artístico-culturais.
A proposta é que o Governo de Rondônia participe colaborando com o lançamento de um livro com fotos do Real Forte Príncipe da Beira, tiradas há três anos pelo fotógrafo e arquiteto, Leonardo Finotti, de São Paulo, e que fizeram parte de uma exposição na Embaixada Portuguesa em Brasília.
Ricardo de Sá, que estava acompanhado do adjunto Edvaldo Soares; e do diretor de Comunicação do Governo, Fred Perillo, considerou a proposta viável para que Rondônia, assim como o eixo São Paulo–Rio–Brasília, seja inserida também na agenda cultural portuguesa no Brasil. Ao final, o chefe da Casa Civil e Fred Perillo se comprometeram em apresentar a ideia ao governador Confúcio Moura, por ter sido sempre receptivo aos eventos que visam divulgar as potencialidades econômicas e atrações culturais e turísticas do Estado.
Ainda no encontro foi sugerida a participação de Portugal, por meio da Embaixada, na I Feira Literária de Rondônia, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2012.
Na exposição de fotos, Finotti lembrou que o Real Forte Príncipe da Beira ou Fortaleza do Príncipe da Beira, construído no rio Guaporé, em Costa Marques, na fronteira com a Bolívia, é considerado uma das mais imponentes obras da arquitetura militar portuguesa no Brasil, edificada no Século XVIII (1783) como resultado da política do Marquês de Pombal, para fixar os limites com a Coroa espanhola na América do Sul, como consequência dos tratados celebrados entre as duas Cortes, entre 1750 e 1777.
DECOM/GOVERNO/RO.
Fonte/hojerondonia.com