União Bandeirantes, distrito de Porto Velho será beneficiado com a recuperação de mais de 300 km de estradas vicinais não pavimentadas através do projeto “Estradão” do governo do Estado. O governador Confúcio Moura, o diretor do Departamento de Estradas e Rodagem de Rondônia (DER), engenheiro Lúcio Mosquini e demais autoridades estiveram na manhã desta quarta-feira (5), na localidade onde lançaram oficialmente o projeto.
Confúcio Moura disse as pessoas presentes à cerimônia de lançamento do projeto Estradão, ser com imensa alegria que ele retornava ao distrito de União Bandeirantes para trazer benefícios aquela comunidade. O governador disse que o trabalho está sendo realizado em parceria com o município de Porto Velho e justificou a ausência do prefeito, Roberto Sobrinho que foi a Brasília na tentativa de liberar R$ 120 milhões no ministério do Meio Ambiente, “recurso que será aplicado nesta região” afirmou o governador.
Além de garantir a recuperação, limpeza lateral e o patrolamento dos pontos críticos de mais de 300 km de estradas vicinais não pavimentadas, Confúcio Moura anunciou que esta trabalhando para regularizar as propriedades rurais de União Bandeirantes. O distrito foi criado dentro do ponto 2 do Zoneamento Sócio Econômico, para regularizar as propriedades terá que ser aprovada uma lei na Assembléia Legislativa que exclua a área da reserva. O governador disse que em Rondônia existem quase 70 mil propriedades sem documentos.
Confúcio Moura conta que esteve recentemente em Brasília com a presidente Dilma Rousseff, onde estavam presentes também o governador do Amazonas e do Pará, onde a presidente cobrou dos governadores o fim da violência no campo. O governador de Rondônia disse para a presidente que tinha a solução para acabar com os conflitos e sugeriu a legalização das propriedades rurais. “Com a posse legitima da terra o colono deixa de ser invasor e passa ser proprietário da terra”, afirmou.
A presidente Dilma gostou da sugestão do governador Confúcio Moura, tanto que no próximo dia 18, estará em Rondônia, mais precisamente em Ji-Paraná o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Celso Lacerda que estarão discutindo juntamente com o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia a situação dos produtores rurais que trabalham e contribuem para o desenvolvimento do estado e do país e não tem a legitimidade da terra.
O diretor do DER, Lúcio Mosquini, disse que o projeto Estradão esta trabalhando em todas as localidades do Estado e serão recuperados 11 mil Km de estradas vicinais, sendo 8 mil Km de estradas de chão e 3 mil Km pavimentadas. Mosquini disse que maquinários novos do DER já estão trabalhando na recuperação da RO – 0100 e anunciou a construção de dois Km de pavimentação e drenagem na rua principal do distrito de União Bandeirantes. O processo esta em fase de licitação e o dinheiro esta no caixa.
O administrador de União Bandeirantes, José Aparecido de Oliveira, agradeceu ao governador Confúcio Moura pelo benefício em prol da comunidade local e aproveitou para pedir a ampliação da escola da rede estadual que atende 700 alunos. O governador Confúcio Moura garantiu a ampliação da referida escola e disse que não que ver nenhum aluno fora da sala de aula.
Segundo dados do IBGE, o distrito de União Bandeirantes tem aproximadamente 17 mil habitantes, cuja grande maioria sobrevive da agricultura e pecuária.
Prestigiaram o lançamento do projeto Estradão, os deputados, Jean de Oliveira e Edson Martins, o coordenador de Política da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), José Luiz Moreira, o assessor do governo, pastor Deodato Dellanda da Silva entre outros.
DECOM/GOVERNO/RO.
Fonte/Hojerondonia.com