RONDÔNIA: SEDUC AVALIA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Teve início nesta segunda-feira (19), e deve ser concluída na quarta-feira (21), a aplicação de exames do Sistema de Avaliação do Ensino (Saero), implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em convênio com o Centro de Políticas Públicas de Avaliação em Educação (CAED), órgão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O objetivo do programa é fornecer um diagnóstico dos níveis de aprendizagem e da eficácia do ensino para nortear a definição de estratégias pedagógicas e administrativas que corrijam as deficiências verificadas.

Neste primeiro dia, a aplicação do exame é feita em escolas de difícil acesso. Já nesta terça-feira, é a vez dos alunos das áreas urbanas. Haverá ainda uma pauta complementar na quarta-feira, finalizando-se os trabalhos. O exame abrange duas disciplinas consideradas base para as demais, língua portuguesa e matemática.

Participam dos exames os alunos do 2º e 5º anos, que correspondem à primeira e última séries da fase inicial do ensino fundamental, e do6º e 9º anos, que correspondem à primeira e última séries da fase final. No ensino médio, o exame é aplicado aos alunos dos três anos.

Recentemente, a secretária de Estado da Educação, Isabel de Fátima Luz, participou em Massachusetts (EUA) de um seminário coordenado pela Universidade Harvard, instituição que interage em tecnologia da gestão educacional com o CAED. Rondônia é o 21º estado a aderir a essa sistemática de avaliação e diagnóstico.

O Saero difere em dois pontos básicos das provas que são aplicadas nacionalmente para aferir desempenho das escolas: a quantidade de séries examinadas e realizar-se todos os anos. O projeto prevê que os exames ocorram sempre no mês de novembro.

A metodologia utilizada também um diferencial, pois, ao diagnosticar as competências que não foram desenvolvidas pelos alunos, o Saero vai permitir saber se é uma situação localizada – da criança, da sala, do município, do professor – ou geral. Para esse diagnóstico minucioso concorrem informações que são levantadas paralelamente à aplicação dos exames, como o diagnóstico socioeconômico e a aferição de assiduidade às aulas, dentre outros.

A pedagoga Ceiça Pinheiro, gerente de Avaliação e Estatística da Seduc, informa que em fevereiro todos os dados já estarão tabulados, sendo objeto dos debates na Semana Pedagógica. “Recomendamos aos alunos que façam a prova com tranquilidade, leiam e releiam as perguntas e, principalmente, participem do Saero, sem medo de errar, sem medo de dizer ‘não sei’, porque é esse ‘não sei’ que vai nos dizer o que precisa saber”, diz Ceiça, observando que os dados levantados no exame são apenas para avaliação diagnóstica e não vão para o histórico escolar do aluno.

Texto: Edson Lustosa – Assessoria Seduc.

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





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