RONDÔNIA: Sindsef realiza seminário sobre carreira da educação e ex-Território

Com o tema “Carreira Docente e dos Técnicos Administrativos do Ex-território de Rondônia”, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (SINDSEF), realiza o seu segundo seminário que trata de diversas questões ligadas aos servidores federais, na sua sede administrativa, no centro da capital. No último dia 20 foi realizado na cidade de Ji-paraná.

Várias pessoas de diversos órgãos de Porto Velho participam. Foi composta a mesa pelo presidente da entidade, Daniel Pereira, diretores executivos, Maria Aparecida, Ivan Francisca, Mário Jorge, Eliete Azevedo e o advogado Elton Assis da Assessoria Jurídica.

Na abertura dos trabalhos, Daniel Pereira falou da importância do seminário que abrirá um leque de oportunidades para o debate e a ampla discussão sobre a temática relacionada às necessidades e os problemas dos servidores.

Na mesma linha de raciocínio, falaram Maria aparecida, Ivan Francisco, Eliete Azevedo e o professor Mário Jorge, que acrescentou que na gestão do atual presidente existe um planejamento estratégico de discussões para a construção de mais um conhecimento de atuação na área sindical.

Com várias propostas, a palestra inicial coube ao presidente da entidade que falou sobre a Análise de Conjuntura, dando uma volta ao mundo globalizado relatando as condições políticas e suas crises que afetam principalmente os países ainda em desenvolvimento.

Após essa explanação, proferiu que no governo Dilma, onde “recebeu uma herança maldita do governo Lula”, desencadeou uma política de desmonte da máquina administrativa numa desvalorização do serviço público. Segundo Daniel, até os acordos prometidos pelo atual governo não foram cumpridos, com a desculpa de que não existe dinheiro suficiente para aumentar os salários dos servidores federais.

Toda ação política errada no atual governo, reflete diretamente na população e os servidores pagam a conta, porque são os “primeiros da fila”, frisou.

Em sua palestra, retratou a questão dos aposentados, quando no governo FHC, a aposentadoria que seria de 48 anos para as mulheres (professoras) e 53 para os homens (professores), piorou no governo Lula que passou de 55 para as mulheres e 60 para os homens.

Daniel disse que com relação às mobilizações para as greves as dificuldades sempre se apresentam por conta de vários fatores, destacando um que se refere à lotação, onde muitos estão (Ex-território) em sala de aula ficando difícil mobilizar para a paralisação. Com os aposentados pode ser feita um movimento, mas, greve somente com o pessoal ativo, porque senão o governo não sente na pele as consequências de uma paralisação geral.

Segundo ele, o Comando Nacional de Greve, prepara todo o Brasil para uma greve geral de servidores e Rondônia participará da maneira que sempre fez com suas movimentações e conscientização junto aos servidores para a necessidade desse tipo de evento assegurado pela Constituição Federal.

Durante esse seminário, vários encaminhamentos foram decididos, um deles, com relação ao chamamento de toda a bancada federal para participar de uma grande assembleia de servidores para explicarem o que estão de fato fazendo em prol da categoria.

O diretor executivo Mário Jorge, em sua participação disse que os companheiros dos sindicatos de Rondônia e de todo o Brasil, embora muito deles pertencerem ao atual governo, devem mesmo vestir a camisa sindical e ir à luta em prol dos anseios da categoria com mais afinco.

Maria Aparecida foi enfática ao dizer que “não podemos aceitar essa situação de falta de política salarial para a categoria com passividade. Vamos ter que ir à greve se for preciso, mas o governo terá uma resposta à altura”, frisou.

Os participantes tiveram também a oportunidade do uso da palavra, expondo suas idéias e discutindo suas necessidades, numa forma bem democrática.

No final do seminário, o advogado Elton Assis, fará os informes gerais das ações judiciais para que os servidores conheçam o andamento das ações propostas pelo sindicato. Elton ainda discorreu sobre o complexo Plano de Carreira com a participação de todos os presentes.

Hojerondonia:

Autor: Ascom:





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?