A visita do secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiário (Seagri), Evandro Padovani, ao município de Cascavel (PR), participando da maior feira de tecnologia do Pais, no 25º “Show Rural Coopavel”, mantendo contato com empresários do ramo do agronegócio em nome do governador Confúcio Moura, foi um sucesso. O objetivo foi mostrar aos empresários as potencialidades do Estado de Rondônia, no que diz respeito ao setor produtivo…
O representante de Rondônia convidou empresários e autoridades a participar da segunda feira de negócios do Estado, a “Rondônia Rural Show” que se realizará entre 23 e 26 de maio na cidade de Ji-Paraná. A imagem do Estado foi mostrada de maneira positiva.
Empresas como a Jumil, New holland, John Deere, Casei, SulPesca Sansuy, e outras tantas, mostraram-se, por meio de seus gerentes e funcionários, impressionadas com os relatos sobre a economia e o desenvolvimento de Rondônia. O diretor-presidente do banco SICOOB, regional de Cascavel, Guido Bresolin Júnior, aceitou o convite para visitar a “Rondônia Rural Show”, e ainda prometeu acionar a direção daquela instituição em Brasília no sentido de que linhas de crédito com baixas taxas de juros possam ser oferecidos aos produtores rurais rondonienses.
Estado promissor
Apresentando Rondônia como um Estado promissor e com potencial de se tornar à curto prazo em nova fronteira agrícola, Evandro Padovani, concedeu entrevistas para diversas emissoras de rádios e TVs, ainda na abertura do 25º “Show Rural Coopavel”, na segunda-feira (4),quando participou representando o governador Confúcio Moura, aproveitou para convidar o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, a senadora Kátia Abreu, o senador Blairo Maggi, assim como o senador Acir Gurgacz para participar da segunda “Rondônia Rural Show”.
O secretário obteve para Rondônia, uma ampla radiografia de como a Emater paranaense presta assistência técnica, aos pequenos e médios produtores rurais. Conheceu também como funcionam as agroindústrias e o que elas representam para as famílias, na geração de emprego e renda. A eficiência do cooperativismo no incentivo a produção agrícola é outra realidade que em Rondônia deverá receber uma atenção toda especial por parte do governo do Estado.
Central de abastecimento
Por determinação do governador Confúcio Moura, Evandro Padovani conheceu o funcionamento da Ceasa (Central de Abastecimento) de Cascavel e região. A proposta do governo do Estado é de implantar três centrais de abastecimentos nas cidades de Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho. O gerente da Ceasa, em Cascavel, João Mário dos Santos Neto, revelou que, ali, diariamente são comercializados mais de 100 itens, obedecendo a lei de mercado.
Uma câmara fria de 250 metros quadrados serve para o armazenamento de frutas, entre elas, uva, maçã, pêra, pêssego, ameixas e outras, que vem do sul e nordeste do país. A Ceasa abastece pequenas e grandes redes de supermercados evitando a presença dos atravessadores com compradores e vendedores negociando diretamente.
Texto e fotos: José Luiz Alves – Assessoria Seagri
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM