Sebrae e Semusa promovem curso para profissionais da beleza

A Secretaria Municipal de Saúde-Semusa, em parceria com o sebrae(Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), promoveu na manhã dessa segunda-feira 14, no auditório do SEBRAE uma Sensibilização de Biossegurança para profissionais da beleza…

De acordo com o gerente do Sebrae, Rangel Miranda, o órgão desenvolve o Projeto Estética e Beleza com 30 salões de beleza, oferecendo aos profissionais ações para capacitá-los e trazer-lhes informações sobre prevenção de doenças. Muitos profissionais não esterilizam bem seus materiais de trabalho, falta informação sobre o que deve ou não ser descartável. O Sebrae uniu forças com a Prefeitura de Vilhena, através da Secretaria de Saúde, que tem sido parceira em muitos projetos desenvolvidos pelo órgão.

“Temos a preocupação nesse projeto em levar a informação direcionada sobre a Hepatite B e C. Infelizmente a maioria dos profissionais não utiliza medidas de segurança necessárias para evitar o contágio e sequer sabem dos riscos de saúde relacionados à atividade que exercem”, ressaltou o gerente do Sebrae.

A Semusa disponibilizou uma equipe com enfermeiras, técnicas de enfermagem, e uma bioquímica que aplicou o teste rápido (resultado sai em 40 minutos) para detectar a presença do vírus no organismo da pessoa. Palestras também foram feitas. Além das informações e o teste rápido a equipe da saúde também disponibilizou vacinas contra hepatite.

Para a profissional da beleza Nadir Morais de Souza, dona de salão há 13 anos, esse projeto é muito eficaz, trazendo conhecimento aos profissionais, maior capacitação e informação, “A iniciativa em trazer uma equipe da saúde para falar sobre hepatite e outras doenças, além de abordar o assunto sobre os cuidados com instrumentos de trabalho e a idéia do teste rápido e a vacinação para nós foi muito útil”, afirmou a cabeleireira.

Transmissão do vírus:

Os vírus das hepatites B e C são transmitidos por meio de equipamentos contaminados, sem necessidade de haver sangramento. É importante destacar que o vírus da hepatite B, por exemplo, sobrevive sete dias em temperatura ambiente. Estudos já alertaram que em alguns casos os vírus da hepatite B e C podem estar presentes em esmaltes assim como nos acessórios das manicures.

Semcom/VILHENA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?