O Secretário de Educação do Estado, Julio Olivar, se reuniu no dia 29 de setembro com o prefeito do município de Nova Brasilândia do Oeste, Silas Borges, a Secretária Executiva Adjunta Mileni Mota e o Secretario Adjunto da Agricultura, Antonio Deuseminio para discutir projetos referentes à educação e ao setor produtivo.
Na audiência o prefeito expôs a problemática do município em não dispor de uma escola técnica agrícola, ocasionando na conclusão do ensino médio sem nenhuma qualificação dos filhos dos produtores rurais, o que favorece para que deixem a zona rural por não possuir nenhuma habilidade técnica ou opção de renda na agricultura e pecuária de subsistência.
O secretario manifestou-se favorável em estabelecer a parceria com o município, contribuindo com a construção da infraestrutura de uma escola no moldes de uma EFA – Escola Família Agrícola, que consiste na criação de oportunidade com educação de qualidade para adolescentes e jovem rurais. Posteriormente a mesma será repassada ao Estado.
O prefeito Silas protocolou, junto ao Secretário, esboço do Projeto arquitetônico e relatório fotográfico para construção de estrutura suficiente no que tange o funcionamento da Escola, que tem valor orçado previamente em R$ 1.323.357,86 (um milhão, trezentos e vinte e três mil, trezentos e cinqüenta e sete reais e oitenta e seis centavos).
O secretário Sr. Julio Olivar, já encaminhou o projeto para estudo e análise de viabilidade e afirmou que projetos como estes vêm ao encontro com o propósito do Governo do Estado, uma vez que vai contribuir para o crescimento e fortalecimento do setor produtivo e assim evitar o êxodo rural.
DECOM/GOVERNO/RO.
Fonte/Hojerondonia.com.