Em cerimônia realizada na sede do Conselho Estadual de Educação (CEE), na manhã de sexta-feira, 30, em Porto Velho, o secretário da Educação, Júlio Olivar, empossou a professora Francisca Batista da Silva para mais seis anos de mandato no cargo de conselheira do CEE…
Nomeada pelo governador Confúcio Moura como representante do Poder Executivo Estadual, a conselheira vem sendo reconduzida para a função desde 1994, quando iniciou suas atividades no órgão. Em 13 anos de atuação no conselho, a professora está no seu quinto mandato de presidenta da instituição, cuja posse para o biênio 2012/2013 deu-se no último dia 1º de março.
No seu discurso, o secretário Júlio Olivar disse que a conselheira Francisca da Silva conquistou o respeito e a confiança de seus pares no conselho, sobretudo, à custa do trabalho sério, responsável e compromissado que desenvolve. “O seu empenho nas causas da Educação orgulha Rondônia”, declarou.
“Sei que a senhora defende os projetos educacionais inovadores que estão sendo implementados pelo governador Confúcio Moura, inclusive nos debates em instâncias como o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, do qual também é a presidenta.”
Ainda segundo o secretário, a Seduc mantém a mais sincera relação de respeito com os membros do Conselho Estadual de Educação. “Acredito que os ideais deste colegiado convergem com a nova política pública que o Governo da Cooperação está instituindo no estado”.
Depois de empossada, a professora Francisca agradeceu ao governador Confúcio Moura pela confiança demonstrada ao reconduzi-la ao cargo de conselheira. E destacou o trabalho que o CEE de Rondônia desenvolve em parceria com outros conselhos estaduais do país.
Segundo a presidenta, em abril, o CEE participará das discussões sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação técnica profissionalizante de nível médio e diretrizes curriculares da educação básica. “Nesses eventos, apresentaremos nossas resoluções que normatizam a educação escolar indígena e a oferta da educação a pessoas privadas de liberdade.”
Por fim, a conselheira enfatizou que o Conselho de Educação de Rondônia também participa dos debates em torno do Plano Nacional de Educação, que tramita no Congresso Nacional.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.