SECRETÁRIOS BUSCAM ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO

Promover o desenvolvimento do setor produtivo do Estado através de ações conjuntas. Este foi um dos principais temas abordados nesta sexta-feira (18), durante encontro entre os secretários Emerson Castro, do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), e Evandro Padovani, da Agricultura (Seagri).

A reunião, realizada no gabinete da Sedes, teve a presença da secretária-adjunta da Agricultura, Mary Terezinha Braganhol; do presidente da Companhia de Mineração de Rondônia, Moisés Almeida Góes; e do chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Samuel Oliveira.

No primeiro encontro mantido entre os dois secretários estaduais, foram debatidos temas comuns para ambas as pastas. “Queremos unir esforços e buscar parcerias, dentro do governo do Estado e com outras instituições, do governo Federal, da iniciativa privada e dos municípios”, declarou Padovani.

“Esta aproximação entre a Sedes e Seagri será fundamental para o desenvolvimento dos programas comuns e o fortalecimento das ações do governo”, disse Emerson Castro.

Para Padovani, será importante promover reuniões frequentes entre as duas equipes e criar um banco de dados que possa ser acessado por todos.

Exportação

O titular da Sedes falou sobre alguns projetos do governo, como a utilização dos lagos que serão formados com a construção das hidrelétricas do Madeira, para promover o turismo no Estado. “Poderão ser criados hotéis flutuantes e praias artificiais”, afirmou Emerson.

Ele também prevê a utilização de tanques-rede nos lagos para a produção de pescados. “Rondônia hoje é referência na produção do tambaqui em cativeiro”.

Os secretários também comentaram a importância de melhorar a infraestrutura voltada para a exportação. “A produção do campo deve ter um canal adequado para levar seus produtos aos mercados externos”, afirmou Emerson.

“Nossa produção de grãos está crescendo, se melhorarmos nossa estrutura de armazenamento, de moagem e misturadores, teremos ganhos consideráveis”, disse Padovani. “É preciso fazer com que a soja deixe de ser ensacada e passe a ser embarcada a granel, isso resultará em ganhos aos produtores e ao nosso Estado”.

Os secretários destacaram a construção da usina de calcário de Pimenta Bueno, que beneficiará milhares de produtores do Estado. “Temos um Estado bastante jovem, porém musculoso”, ressaltou o secretário da Agricultura. “Rondônia tem todas as condições para se tornar um Paraná do futuro, pelas similaridades entre os dois estados, e o que é melhor, sem as geadas tão comuns no Sul”.

Sandro André

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?