SECRETÁRIOS DA SESAU PARTICIPAM DE REUNIÃO COM DEPUTADOS

Os secretários de Estado da Saúde (Sesau), Williams Pimentel e Luis Eduardo Maiorquim, participaram na manhã desta quarta feira (28), de uma reunião com a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembléia Legislativa de Rondônia. O encontro foi a convite do deputado estadual Zequinha Araújo.

A comissão foi formada pela presidente Ana da 8, deputado Zequinha Araújo, e deputado Valdivino Tucura questionou a atual situação da saúde pública e os novos projetos para 2013.

Pimentel falou das medidas que estão sendo adotadas na Sesau em caráter emergencial nos próximos 60 dias como diagnosticar tudo o que falta no sistema, desde um ar condicionado quebrado até a falta de insumos e  medicamentos, além das condições de trabalho e atendimento.

“O cargo é uma missão árdua e precisa de um choque de gestão harmonizada e em sintonia com as informações de todos os gerentes e diretores das unidades de saúde para, juntos, decidirmos o que é melhor para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os setores serão reorganizados para unificação de atendimento”, disse Pimentel.

Ainda de acordo com Pimentel, todos os processos terão andamento rápido,  tudo com planejamento, visando sempre  identificar as condições de trabalho para poder oferecer melhores condições aos  servidores.

Adequações

Pimentel explicou que parte da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Sul será transformada em leitos de UTI, o que vai ajudar a fortalecer o Pronto Socorro João Paulo II, abrigando pacientes pós-operatórios de trauma. Os leitos seguirão um padrão de excelência na qualidade, com novos equipamentos e treinamento de como serão feitos os procedimentos.

O secretário irá se reunir com os prefeitos eleitos e reeleitos dos 52 municípios do Estado para pactuar alguns compromissos e potencializar a atenção básica. “Há a necessidade de trabalhar mais o controle do hipertenso, diabético, pré-natal e valorizar as campanhas de prevenção. Com isso, 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos, somente 20% irão para alta complexidade’ que são os casos de urgência e emergência” explicou.

Internação domiciliar

Quatro equipes estão sendo formadas com médicos, enfermeiros  e técnicos de enfermagem  para atender aqueles pacientes de baixa complexidade que estão no João Paulo II.  De acordo com Maiorquim, esses pacientes terão alta e serão acompanhados por essa equipe em casa. “Essa ação faz com que os pacientes tenham os mesmos atendimentos médicos necessários, porém, com o conforto de casa”.

O encontro além da participação dos deputados, contou com a presença de vários servidores da Sesau,  do presidente do Conselho estadual de Saúde, Raimundo Nonato e do médico Luiz Antonio Accioly.

Texto: Antonia Lima – Assessoria Sesau
Fotos: Damião Cavalcante – Assessoria Sesau

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?