Recursos foram anunciados pelo governador Confúcio Moura…
O governador Confúcio Moura fez jus ao slogan “A cidade precisa, o governo faz” ao assinar no sábado, 21, Dia de Tiradentes, mais de 11 milhões de reais em convênios com oito prefeitos do Vale do Jamari, durante cerimônia na Associação Comercial e Industrial de Ariquemes. Os recursos são destinados à manutenção do transporte escolar e a outras ações da educação nos municípios.
Os convênios com transporte escolar somaram quase 9 milhões de reais e foram assinados pelo próprio governador, pelo secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar, e pelos prefeitos de Alto Paraíso, Ariquemes, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Itapuã do Oeste, Monte Negro e Rio Crespo.
Apenas o prefeito de Cacaulândia não esteve presente. O município faz parte da mesma região, mas seu contrato de transporte escolar, no valor de 550 mil reais, fora assinado um dia antes, durante reinauguração da escola Frei Henrique de Coimbra.
O valor dos repasses para o transporte varia de acordo com a malha viária percorrida diariamente e o número de alunos transportados em cada município. Dos contemplados neste sábado, os montantes variaram de 450 mil reais (Itapuã) a 1 milhão e 836 mil reais (Campo Novo).
O secretário Júlio Olivar lembrou que o atual governo tem dado toda a atenção aos municípios. “Chamamos cada um dos prefeitos para, juntos, avaliarmos suas necessidades, sem sacrificá-los. Antes do governo Confúcio, a soma dos recursos destinados a todos os municípios do estado era de 22 milhões reais para cobrir todas as despesas com transporte escolar. No meio do ano, as prefeituras já começavam a sofrer com a falta de dinheiro. Hoje, para ofertarmos um serviço muito mais qualificado, ampliamos os recursos para mais de 41 milhões de reais anuais”, destacou.
Além dos convênios para a manutenção do transporte escolar, o governador Confúcio Moura e Júlio Olivar assinaram com o prefeito Márcio Raposo, de Ariquemes, várias ordens de serviço ligados à educação, somando 2 milhões e 301 mil reais. O montante contempla a construção de salas de aula na Escola Ulisses Guimarães (213 mil reais), reforma e ampliação da Escola José de Anchieta (999 mil reais) e construção da quadra poliesportiva na Escola Paulina Nafini (1 milhão e 89 mil reais).
Em seu discurso, Confúcio Moura enfatizou que seu governo é “municipalista” e que sua experiência como ex-prefeito o faz governar com foco nas necessidades de cada município, “sem cores partidárias”. Além do governador e dos prefeitos, o evento foi prestigiado pelos deputados estaduais Adelino Follador, Saulo Moreira e Lorival Amorim, diversos vereadores, lideranças e imprensa.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.